Trajeto histórico do Bonde de Santa Teresa volta a funcionar após quase 20 anos; veja preços e saiba como fazer o passeio no RJ

Passeio passa pelos Arcos da Lapa, mirantes e ruas históricas de Santa Teresa; veja horários, preço do ingresso e como embarcar no bondinho

Bonde de Santa Teresa RJ (Fotos Reprodução Instagram@betour_rj e Henrique FreireWikimedia Commons)

Após quase 20 anos sem operação, o Ramal Silvestre dos Bondes de Santa Teresa volta a funcionar (Fotos Reprodução Instagram@betour_rj e Henrique FreireWikimedia Commons)

Após mais de duas décadas sem operação, o Ramal Silvestre dos tradicionais Bondes de Santa Teresa voltou a receber passageiros e devolveu aos cariocas e visitantes um dos passeios mais famosos do Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

O trecho histórico, reaberto em junho deste ano após obras de revitalização do Governo do Estado, percorre 5,84 km entre a região central e o Silvestre.

Durante cerca de 30 minutos de viagem, o bonde cruza os Arcos da Lapa, percorre ruas históricas de Santa Teresa e passa por mirantes naturais que oferecem vistas para o centro do Rio, além de áreas verdes e construções charmosas do bairro.

O bonde é tão famoso dentro e fora do Brasil que até aparece em uma das cenas do filme Rio (2011), quando o protagonista Blu tenta se declarar para a Jade a bordo do veículo amarelo.

Continua após a publicidade

Dias e horários de funcionamento

Depois do período inicial de testes iniciado em 11 de junho, o Ramal Silvestre passou a operar com horários fixos.

Segundo a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro, os bondes circulam de segunda a sexta-feira, em quatro viagens diárias.

As partidas da Estação Carioca acontecem às 10h, 11h, 14h e 15h. O trajeto até o ponto final leva aproximadamente 30 minutos, permitindo que passageiros façam o passeio sem pressa enquanto observam paisagens conhecidas da cidade.

Continua após a publicidade

Quanto custa o passeio e como comprar o ingresso

Os bilhetes custam R$ 20, com direito à ida e volta, e são vendidos prioritariamente na Estação Carioca. Conforme informa o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a venda na Estação Curvelo depende da disponibilidade de lugares.

O embarque só é permitido com a presença do passageiro na plataforma. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão de débito e crédito, mas o sistema não aceita PIX.

Também há regras para quem viaja com animais de estimação. Eles devem permanecer em caixas de transporte apropriadas ou apresentar autorização médica específica.

Continua após a publicidade

Reabertura abre espaço para novos projetos

Segundo o Governo do Rio de Janeiro, a revitalização do Ramal Silvestre envolveu a substituição de cerca de 667 toneladas de trilhos, implantação de quase 28 mil metros quadrados de pavimentação, melhorias na drenagem e requalificação de aproximadamente seis quilômetros da rede aérea.

Desde 2008 paradas, as intervenções aumentaram a segurança e permitiram o retorno do trajeto histórico.

A expectativa é beneficiar mais de 40 mil pessoas entre moradores e visitantes. Os planos também incluem a futura integração dos bondes com o Trem do Corcovado, além de estudos para aquisição de novos veículos e ampliação da oferta do serviço.