O Governo do Estado de São Paulo anunciou que a cobrança de pedágios nos trechos do litoral sul, que abrangem as cidades de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande, só começará após 2027.
O início da tarifação só ocorrerá com a entrega completa das marginais urbanas na rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055).
O litoral de São Paulo vai ganhar 15 novos pedágios sem cancela, no sistema automático livre, conhecido como Free Flow. Do montante, 12 pórticos serão colocados nas rodovias.
No fim de julho, a Concessionária Novo Litoral (CNL), responsável pelos trechos, iniciou a instalação de pórticos eletrônicos de pedágio nas rodovias sob sua concessão na Baixada Santista.
Segundo o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, o início da cobrança está “condicionado à conclusão das marginais”.
A ativação dos pórticos de pedágio será fiscalizada e validada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a agência reguladora do Estado.
O modelo de pedágio que será implementado prevê a isenção permanente para motociclistas e uma tarifa proporcional à distância percorrida, garantindo melhor “preço” para os usuários.
Atualmente, sete frentes de trabalho estão ativas para as obras, que já executaram mais de 17.300 toneladas de pavimento. O projeto também inclui a implantação de um novo sistema de atendimento ao usuário, com oito bases em funcionamento, reforço na sinalização, e suporte com ambulâncias e guinchos.
Vias em obras
As novas vias que estão em obras, terão iluminação, sinalização e calçamento, funcionando como uma alternativa gratuita ao tráfego urbano local. Essa medida pretende garantir que os moradores das cidades litorâneas não sejam impactados pelos pedágios em seus deslocamentos diários.
Moradores da área continental de Santos, por exemplo, estão revoltados com a implantação de novos pedágios na rodovia Rio-Santos (SP-055), e temem ter que pagara até para ir à padaria.
Melhorias previstas
O projeto, que prevê um investimento total de R$ 4,3 bilhões, inclui uma série de melhorias para a SP-055:
- Duplicação integral da rodovia entre Bertioga e Santos, e entre Peruíbe e Miracatu;
- Construção de ciclovias e passarelas;
- 108,5 km de marginais, que garantirão a isenção de tarifa para o tráfego local.
