Pedágios no litoral de SP têm nova data para início de cobrança

Início da tarifação só ocorrerá com a entrega completa das marginais urbanas na rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055)

Liberação na praça de pedágio será feita através de tags eletrônicas, QR codes ou outros mecanismos de identificação

Modelo de pedágio que será implementado prevê a isenção permanente para motociclistas e uma tarifa proporcional à distância percorrida | Marcio Ribeiro/DL

O Governo do Estado de São Paulo anunciou que a cobrança de pedágios nos trechos do litoral sul, que abrangem as cidades de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande, só começará após 2027.

Continua após a publicidade

O início da tarifação só ocorrerá com a entrega completa das marginais urbanas na rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055).

Continua após a publicidade

O litoral de São Paulo vai ganhar 15 novos pedágios sem cancela, no sistema automático livre, conhecido como Free Flow. Do montante, 12 pórticos serão colocados nas rodovias.

Continua após a publicidade

No fim de julho, a Concessionária Novo Litoral (CNL), responsável pelos trechos, iniciou a instalação de pórticos eletrônicos de pedágio nas rodovias sob sua concessão na Baixada Santista.

Continua após a publicidade

Segundo o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, o início da cobrança está “condicionado à conclusão das marginais”.

Continua após a publicidade

A ativação dos pórticos de pedágio será fiscalizada e validada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a agência reguladora do Estado.

Continua após a publicidade

O modelo de pedágio que será implementado prevê a isenção permanente para motociclistas e uma tarifa proporcional à distância percorrida, garantindo melhor “preço” para os usuários.

Continua após a publicidade

Atualmente, sete frentes de trabalho estão ativas para as obras, que já executaram mais de 17.300 toneladas de pavimento. O projeto também inclui a implantação de um novo sistema de atendimento ao usuário, com oito bases em funcionamento, reforço na sinalização, e suporte com ambulâncias e guinchos.

Continua após a publicidade

Vias em obras

As novas vias que estão em obras, terão iluminação, sinalização e calçamento, funcionando como uma alternativa gratuita ao tráfego urbano local. Essa medida pretende garantir que os moradores das cidades litorâneas não sejam impactados pelos pedágios em seus deslocamentos diários.

Continua após a publicidade

Moradores da área continental de Santos, por exemplo, estão revoltados com a implantação de novos pedágios na rodovia Rio-Santos (SP-055), e temem ter que pagara até para ir à padaria.

Continua após a publicidade

Melhorias previstas

O projeto, que prevê um investimento total de R$ 4,3 bilhões, inclui uma série de melhorias para a SP-055:

  • Duplicação integral da rodovia entre Bertioga e Santos, e entre Peruíbe e Miracatu;
  • Construção de ciclovias e passarelas;
  • 108,5 km de marginais, que garantirão a isenção de tarifa para o tráfego local.