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Pórticos serão instalados nas rodovias sob concessão da CNL, na Baixada Santista | Divulgação/CNL
A Concessionária Novo Litoral iniciou a instalação de pórticos eletrônicos de pedágio nas rodovias sob sua concessão na Baixada Santista, no litoral de São Paulo.
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Das 15 estruturas previstas, 12 ficarão na SP-055, que inclui as rodovias Padre Manoel da Nóbrega e Doutor Manoel Hipólito Rego. O modelo adotado será o “free-flow”, com cobrança automática baseada no trecho percorrido.
Moradores de regiões como Caruara, em Santos, demonstram insatisfação, principalmente pelo impacto no deslocamento e pelo número de pedágios.
Na localidade, quem se desloca até o Centro da cidade passará por dois pedágios. Uma petição online, iniciada por moradores locais, foi criada na tentativa de barrar a instalação dos equipamentos.
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As primeiras estruturas estão sendo erguidas na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. A implantação dos pedágios também passou a ser debatida por vereadores da região, que questionam os impactos para os moradores e cobram esclarecimentos sobre o contrato firmado entre o Governo do Estado e a concessionária.
O acordo, assinado antes da mudança de gestão em novembro de 2024, prevê concessão de 30 anos para 212 quilômetros de rodovias.
A cobrança, que ainda não começou, será feita somente após a entrega das melhorias previstas no edital.
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O valor da tarifa, definido em edital, varia entre R$ 1,08 e R$ 6,29, conforme o trecho percorrido. O sistema também prevê desconto para usuários frequentes, que pode chegar até 20%.
A previsão é que os pedágios entrem em funcionamento ao longo de 2025. Estruturas em locais como Pedro de Toledo e Caruara já foram instaladas, e outras estão em fase de obras.
Em nota, o Consórcio Novo Litoral informou que os pedágios fazem parte de um pacote de melhorias previstas em contrato, como atendimento pré-hospitalar com UTIs móveis, remoção de veículos e postos de atendimento ao usuário.
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A empresa também afirma que essas ações estão sendo implantadas gradualmente desde o início da concessão.
Moradores, no entanto, dizem que esses serviços já eram oferecidos gratuitamente pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), sem histórico de falhas.
“A Concessionária Novo Litoral (CNL) assumiu a gestão do trecho concedido em 1º de novembro de 2024 e, desde então, tem promovido melhorias significativas ao longo dos 212 quilômetros de rodovias que integram o Alto Tietê, a Baixada Santista e o Vale do Ribeira.
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Os motoristas já contam com uma estrutura operacional completa e ativa 24 horas por dia, que inclui atendimento pré-hospitalar com UTIs móveis, remoção de veículos, inspeção viária, combate a incêndios e oito Postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs). Paralelamente, está em andamento um amplo programa de conservação viária, com foco na melhoria do pavimento, sinalização, drenagem, contenções e outros aspectos fundamentais para garantir mais segurança, conforto e fluidez no tráfego.”
“Conforme definido previamente no contrato de concessão, na primeira etapa estão previstos pedágios eletrônicos nos km 236, 360, 369 e 389 da rodovia SP-055, nos km 37 e 40 da SP-088 e no km 92 da SP-098.
O sistema de pedágio eletrônico nesses locais poderá entrar em operação somente após os trabalhos iniciais, com a conclusão de melhorias e o cumprimento de exigências de segurança e conforto para os usuários.
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A Concessionária Novo Litoral reforça seu compromisso com a transparência, o diálogo constante e a responsabilidade social, assegurando que todas as informações sobre a futura cobrança de pedágio e demais serviços serão amplamente divulgadas, com antecedência, pelos canais oficiais da empresa.”
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