Criado em 1993, o Parque Estadual Marinho Laje de Santos se consolidou como um dos principais destinos de mergulho do Brasil. Com 5 mil hectares de área preservada, o parque abriga a imponente Laje de Santos, além de parcéis submersos e rochedos conhecidos como Calhaus. A formação, quase sem vegetação, lembra o dorso de uma baleia e serve de rota para espécies migratórias.
Como chegar
O acesso ao parque é feito exclusivamente por barco. Embora a Laje de Santos fique a 40 quilômetros da costa de Santos, a maior parte das embarcações parte de São Vicente. A entrada custa R$ 19, com compra disponível no site oficial do parque.
Mergulho na Laje
Para mergulhar, é obrigatório contratar uma operadora credenciada. O passeio custa, em média, R$ 650 e inclui transporte, equipamento, ingresso, lanche e duas descidas de cerca de 40 minutos.
As águas da região oferecem visibilidade média de 18 metros, podendo chegar a 35 metros. Ali vivem mais de 200 espécies catalogadas. Entre maio e julho, arraias e baleias-jubarte costumam cruzar a área.
A idade mínima para mergulho autônomo é de 14 anos, com acompanhamento de pais ou responsável, conforme orientação da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo.
Outras atividades
Além do mergulho com cilindro, os visitantes podem praticar snorkel, nadar, remar ou simplesmente observar aves marinhas. Informações adicionais podem ser solicitadas por e-mail ao parque.
