Trânsito em SP: lentidão nas marginais e principais eixos atrasa motoristas nesta sexta

Região Sul lidera ranking de lentidão com 144 km de filas; zonas Norte e Leste também registram retenções acentuadas nos eixos de acesso à capital

A CET vai monitorar a interdição e orientar o trânsito na região

A zona sul é o ponto de maior retenção, acumulando 144 km de filas | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

O motorista paulistano encontra uma manhã de sexta-feira (13/02) com trânsito pesado nos principais eixos de ligação da capital.

O volume de veículos reflete a grande congestionamento das marginais e corredores arteriais, com índices de lentidão que superam a média habitual para o horário em quase todas as regiões.

De acordo com o monitoramento atual, a zona sul é o ponto de maior retenção, acumulando 144 km de filas. As principais rodovias que dão acesso à Capital também acumulam grande congestionamento.

Na sequência, as zonas norte e leste registram 88 km e 82 km de congestionamento, respectivamente, impactando diretamente quem utiliza as Marginais Tietê e Pinheiros.

Enquanto o centro apresenta um fluxo mais isolado, com apenas 11 km de lentidão, a zona oeste já soma 58 km de filas, com reflexos importantes em vias como a Avenida Rebouças e a Faria Lima.

Região Extensão de Lentidão Status Visual
Sul 144 km Crítico
Norte 88 km Alto
Leste 82 km Alto
Oeste 58 km Moderado
Centro 11 km Baixo

Dados da CET. Última atualização 8h

Principais pontos de lentidão

  • Eixo Norte-Sul (Av. 23 de Maio): É a via mais crítica no momento. O trecho que compõe o corredor principal está com lentidão acentuada, impactando diretamente quem tenta atravessar do Centro para a Zona Sul.

  • Marginal Pinheiros: Registra um dos maiores volumes de retenção. O fluxo está muito abaixo da média, especialmente nas proximidades das pontes que dão acesso à região da Berrini e Santo Amaro.

  • Marginal Tietê: Ponto de atenção total para quem entra na cidade. O nível de congestionamento é alto desde a chegada pelas rodovias, com reflexos que travam as pistas local e expressa.

  • Avenida Brigadeiro Faria Lima e Rebouças: O fluxo de veículos no “coração financeiro” está saturado. Evitar essas avenidas é recomendável, pois o tempo de deslocamento está quase dobrando em relação a um dia de tráfego normal.

Vale lembrar que o rodízio municipal segue vigente para veículos com placas final 9 e 0. A recomendação para quem pode é evitar os eixos das Marginais e o corredor Norte-Sul até o final da manhã.