Ao menos oito pessoas foram multadas pela Prefeitura de São Paulo por pichações em prédios no centro da capital paulista realizadas durante a 7ª edição do “SP na Rua”, evento que promoveu baladas e shows gratuitos, no fim de semana. A Lei municipal prevê multa de R$ 5 mil a R$ 10 mil para pichadores.
Dez pessoas também foram presas em flagrante após atos de vandalismo. Um jovem de 19 anos, que danificou sinalizações do Metrô, foi indiciado e encaminhado para uma audiência de custódia. Os demais detidos foram ouvidos pela polícia e liberados em seguida
Na rua 24 de Maio, lojas, bancos, prédios residenciais e até uma parede do Theatro Municipal foram pichados. A Galeria do Rock e o Sesc 24 de Maio também foram alvos das pichações.
Nas redes sociais da Galeria do Rock, internautas criticaram a Prefeitura: “Infelizmente na manhã de hoje (dia 29) a Galeria do Rock amanheceu assim (ver foto abaixo). Um evento promovido pela Prefeitura de São Paulo durante a madrugada não deixou os moradores do entorno dormir e causou um prejuízo de mais de 10 mil reais só para a Galeria do Rock”.
Em nota a Prefeitura de São Paulo informou que a limpeza dos locais não é de responsabilidade dela, mas está à disposição para orientar os proprietários dos imóveis tombados, como a Galeria do Rock.
Ainda de acordo com a prefeitura, foram disponibilizados pela GCM, 34 agentes em 17 viaturas durante todo o período do evento, que se estendeu das 22 às 6 horas. A Administração também disse que vai rever os pontos negativos do festival e que já multou 129 pessoas por pichações desde o ano de 2017, arrecadando mais de R$ 700 mil por conta da lei.
*Com informações do Estadão Conteúdo