Recorde de baleias-jubarte transforma litoral de SP e movimenta turismo fora do verão

Passagem dos cetáceos pela região, entre maio e agosto, vem movimentando a economia local

A baleia-jubarte é uma das espécies mais conhecidas do planeta e pode ultrapassar 15 metros de comprimento (Foto: Wanetta Ayers / Wikimedia Commons)

25 mil pessoas visitaram a cidade em 2025 exclusivamente para observar baleias/Wanetta Ayers/Wikimedia Commons

O crescente número de baleias-jubarte avistadas no litoral norte de São Paulo tem impulsionado o turismo em Ilhabela e consolidado uma nova temporada de visitantes fora dos meses de verão.

A passagem dos cetáceos pela região, entre maio e agosto, vem movimentando a economia local e atraindo turistas de diversas partes do Brasil e do exterior.

Dados da Secretaria de Turismo de Ilhabela, divulgados pela Folha de S.Paulo, apontam que cerca de 25 mil pessoas visitaram a cidade em 2025 exclusivamente para observar baleias, mais que o dobro das aproximadamente 12 mil registradas no ano anterior.

O aumento acompanha o crescimento dos avistamentos: foram 836 registros de baleias-jubarte em 2025, um recorde para o arquipélago.

A atividade tem ganhado relevância econômica para a cidade. De acordo com o jornal, empresários do setor afirmam que a temporada das baleias já rivaliza e, em alguns casos, supera a movimentação financeira tradicional do verão. Operadoras de turismo ampliaram a oferta de passeios especializados, que incluem acompanhamento de biólogos e saídas exclusivas para observação dos animais em alto-mar.

O fenômeno está relacionado à recuperação da população de jubartes após a proibição da caça comercial, na década de 1980. Conforme informações do Projeto Baleia Jubarte, os animais realizam uma migração anual entre áreas próximas à Antártica e o litoral brasileiro, utilizando a costa paulista como rota de passagem rumo ao Nordeste, onde ocorre a reprodução.

Segundo a bióloga Rafaela Souza, coordenadora da base do Projeto Baleia Jubarte em Ilhabela, em declarações à Folha de S.Paulo, o último levantamento aéreo realizado em 2022 estimou uma população de aproximadamente 35 mil baleias-jubarte durante a migração pela costa brasileira. Um novo estudo deve ser realizado ainda neste ano para avaliar se o crescimento da população continua.

Além dos impactos econômicos, o aumento da presença dos animais tem reforçado a necessidade de fiscalização e conscientização ambiental. A Prefeitura de Ilhabela também informou que ampliará as ações de monitoramento, incluindo saídas de embarcações com biólogos e o uso de drones para identificar possíveis irregularidades durante os passeios de observação.

A expectativa do setor turístico é de que o interesse pelas baleias continue crescendo nos próximos anos, fortalecendo um segmento que já se tornou um dos principais atrativos do litoral norte paulista durante os meses de outono e inverno.