A aplicação da vacina Butantan-DV contra a dengue está suspensa temporariamente no País.
A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (8/6) após o registro de eventos adversos em pessoas imunizadas e tem caráter preventivo, enquanto os casos são investigados.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a suspensão não significa o cancelamento da campanha de vacinação.
“É uma pausa para garantir segurança e permitir uma análise detalhada das informações recebidas”, afirmou o ministro, segundo a CNN Brasil.
A Butantan-DV é a primeira vacina de dose única contra a dengue do mundo e começou a ser aplicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) neste ano.
O imunizante é indicado para pessoas de 12 a 59 anos e protege contra os quatro sorotipos do vírus.
De acordo com o Ministério da Saúde, a interrupção é temporária e permanecerá em vigor até a conclusão da análise técnica dos casos registrados.
Novas orientações sobre a retomada da vacinação devem ser divulgadas após a avaliação dos dados.
