Brasileiros que viajaram para o exterior devem ficar isolados

Ministério da Saúde recomendou isolamento de até 7 dias a brasileiros que realizaram viagens internacionais recentemente

Passageiros e funcionários são vistos usando máscaras no Aeroporto Internacional Galeão, no RJ

Passageiros e funcionários são vistos usando máscaras no Aeroporto Internacional Galeão, no RJ | /Fernando Frazão/Agência Brasil

Devido ao coronavírus, o Ministério da Saúde recomendou na sexta-feira (13), medidas para aqueles que realizaram viagens internacionais recentemente. Uma das medidas é o isolamento de 7 dias, mesmo que o passageiro não apresente sintomas.

Continua após a publicidade

Os locais de saúde onde a ocupação de leitos da UTI com a nova doença ultrapassar 80% serão considerados como quarentena.

Continua após a publicidade

As medidas foram divulgas em uma videoconferência sobre o coronavírus. O Ministério da Saúde pediu que autoridades locais cancelem eventos com aglomerações e orientou o adiamento de cruzeiros.

Continua após a publicidade

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira orientou que pessoas liguem para o número 136 antes de se deslocarem à uma unidade de saúde. “Cada local deve avaliar qual a melhor estratégia para fazer”, completou.

Continua após a publicidade

Oliveira diz que além de cancelar viagens, o ideal é realizar reuniões pela internet e estimular transmissões de eventos virtuais. O Ministério da Saúde ainda recomenda que as pessoas tenham remédios para reduzir de febre.

Continua após a publicidade

A Pasta quer reduzir a transmissão do novo coronavírus com as novas medidas. O secretário prevê que sem as medidas propostas o número de casos poderá dobrar. Além disso, recomenda que cada hospital tenha seu plano de contingência para controlar o aumento da demanda.

Continua após a publicidade

O secretário afirma que o Ministério da Saúde está cuidando de outras doenças. “Continuamos com dengues, cirurgias, acidentes; não estamos cuidando só do coronavírus”, afirmou.