Mandetta diz que pode se candidatar à presidência em 2022

Ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) disse que pretende participar das próximas eleições

Mandetta também não descarta a possibilidade de concorrer a algum cargo no Mato Grosso do Sul

Mandetta também não descarta a possibilidade de concorrer a algum cargo no Mato Grosso do Sul | /Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em entrevista a Band News TV, nesta quinta-feira (23), o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) afirmou que pretende se candidatar à presidência em 2022. “Em 2022, eu vou estar em praça pública lutando por algo em que eu acredito”, afirmou ao Programa Ponto a Ponto.

Questionado se queria dizer que participaria como candidato a presidente, ele respondeu: “A presidente, a vice-presidente”.

O ex-deputado federal também afirmou que não vai abrir mão de sua participação nas próximas eleições gerais por discordância de seu partido.

“Se o Democratas acreditar na mesma coisa, eu vou. Se o Democratas achar que ele quer outra coisa, eu vou procurar o meu caminho. Eu vou achar o caminho. Como candidato, ou carregando o porta-estandarte do candidato em que eu acreditar. Mas que eu vou participar das eleições, eu vou”, disse.

Apesar do desejo de concorrer à presidência, o ex-ministro afirmou que não descarta a possibilidade de concorrer a algum cargo no Mato Grosso do Sul, seu estado de origem, seja ao governo ou ao Senado. No entanto, Mandetta afirmou que não pretende voltar a concorrer ao cargo de deputado federal, em que já cumpriu dois mandatos.

Leia mais

A decisão, contudo, vai depender da conjuntura. O ex-ministro ponderou que a projeção nacional que ganhou no começo da pandemia, principalmente pela defesa do isolamento social – o que o colocou em confronto direto com o presidente da República – pode não durar até o ano da eleição.

“O que eu vejo é que aquilo (a projeção nacional) é fruto de um momento. Eu não sei se o momento está muito longe de 2022, se isso tem recall em 2022. Vivemos em uma sociedade que é tão de consumo que pode ser que em fevereiro do ano que vem, o grande barato seja o novo hit do carnaval e que a gente seja jogado em um grande baú de memórias.”

Não é a primeira vez que o ex-ministro comenta a possibilidade de candidatura em 2022. Em entrevista à agência de notícias francesa AFP, em junho, Mandetta disse manter contato com o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro, que também abandonou o governo após romper com o presidente.