Mesmo com Covid em alta, mês de maio registra o menor número de mortes da pandemia

O Brasil registrou, em maio, 3.176 mortes pela Covid-19, o menor número mensal desde o início da pandemia

Nesta sexta-feira (5), após mais de três anos e quase 7 milhões de mortes, a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou que a Covid-19 não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (Espii

Covid-19 | Martin Sanchez/Unsplash

O Brasil registrou, em maio, 3.176 mortes pela Covid-19, o menor número mensal desde o início da pandemia. As informações são do g1.

Continua após a publicidade

O Acre foi o único estado a não registrar nenhuma morte em maio de 2022. Roraima registrou apenas um óbito no mês passado, e o Amazonas, duas.

Continua após a publicidade

Já São Paulo registrou 1.061 óbitos – um aumento de 25% em relação a abril, quando 849 mortes haviam sido registradas. O estado também foi o único a registrar mais de mil mortes por Covid em maio; o comitê de saúde estadual voltou a recomendar máscaras em salas de aula, escritórios e cinemas.

Continua após a publicidade

Apesar da queda nas mortes, os números têm indicado uma tendência de alta nos casos de Covid-19. A média móvel de novos casos por semana vista no dia 31 foi a maior em dois meses e segue em alta há cinco dias. Casos estão 48% maior do que a de duas semanas atrás.

Continua após a publicidade

Assim como o estado de São Paulo, vários municípios de diferentes lugares do País voltaram a recomendar ou obrigar o uso de máscaras em ambientes fechados – principalmente escolas – por causa do aumento nos casos de Covid.

Continua após a publicidade

Fora do território paulista, esse é o caso, por exemplo, de Lavras, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Ijaci e Uberlândia, em Minas Gerais; Guanambi, no sudoeste da Bahia; Curitiba, Maringá e Londrina, no Paraná; e ao menos 5 municípios gaúchos. Em Santa Catarina, o uso da máscara também foi reforçado.