A região do ABC Paulista terá uma segunda Fábrica da Cultura. Na terça-feira, a Prefeitura de São Bernardo oficializou o início das obras de sua unidade, que deve ser concluída em 2020. O equipamento será implementado na área em que seria construído o Museu do Trabalho e do Trabalhador, projeto do governo de Luiz Marinho (PT). O evento contou com a presença do governador João Doria (PSDB). A primeira fábrica no ABC foi entregue em 2018 na cidade de Diadema.
Segundo Doria, a obra do Museu do Trabalhador contrariava a transparência da boa gestão. “Houve a interferência da Justiça. Agora, a obra liberada pelo Ministério Público será retomada para ser construída uma mega Fábrica de Cultura, visando atender a toda a população. Trabalhadores, aposentados, jovens, crianças, residentes de São Bernardo e pessoas que vivem no ABC ou em qualquer parte do País. O importante é que a Fábrica de Cultura seja exemplo de algo transformador”, disse o
governador.
As obras devem durar cinco meses e, após sua conclusão, o prédio passará a ser gerido pelo Estado, que lançará chamamento público visando à contratação da Organização Social que executará os projetos culturais. “Não há nenhum outro equipamento da Fábrica de Cultura com esta dimensão no Estado. Até março do ano que vem, toda obra estará concluída e, até a metade do ano, o equipamento deverá estar funcionando. Teremos um equipamento funcional, inovador e digital”, destacou Doria.
A prefeitura está investindo cerca de R$ 4,5 milhões para a conclusão do projeto. Já o governo do Estado desembolsará R$ 14 milhões para implementação de todos os equipamentos e mobiliário. O custeio será de R$ 7,5 milhões ao ano.
PROJETO.
O programa Fábrica de Cultura é desenvolvido pelo Estado desde 2011 e oferece, em espaços gratuitos, atividades e formação artística nas mais diversas áreas e linguagens, como teatro, dança, música, circo, biblioteca e multimeios. O programa promove o desenvolvimento das pessoas por meio da valorização e ampliação de universos culturais, de situações de convivência e experiências artísticas.
Em 2017 foi assinado convênio com a gestão Orlando Morando para viabilizar a instalação da Fábrica da Cultura, contudo, as obras não puderam ser iniciadas por determinação da Justiça. Em setembro, a Prefeitura de São Bernardo conseguiu a liberação da troca do projeto para o prédio, finalizou o processo licitatório e contratou a Harus Construções Ltda para concluir a obra por R$ 4,5 milhões.
MUSEU.
A construção do Museu do Trabalho teve início em 2012, na área onde funcionava o antigo Mercado Municipal de São Bernardo. Previstas para ser entregues no início de 2013, as obras sofreram vários atrasos por conta de problemas com o Ministério da Cultura.
Em 2016, o projeto foi alvo da Operação Hefesta, da Polícia Federal. Segundo o Ministério Público Federal, há indícios de desvios de pelo menos R$ 7,9 milhões.
(Angélica Richter /DR e GSP)
