Nova estação de trem da zona sul de SP tem entrega adiada

Adiamento na entrega da estação Varginha ocorre devido à construção de um novo acesso para embarque e desembarque

CPTM deve inaugurar a estação Varginha da linha 9-Esmeralda em setembro deste ano

CPTM deve inaugurar a estação Varginha da linha 9-Esmeralda em setembro deste ano | Divulgação/Metrô de SP

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou que a nova estação Varginha, localizada na zona sul de São Paulo, deverá ser inaugurada em setembro deste ano. A estação faz parte da extensão da Linha 9-Esmeralda, atualmente operada pela ViaMobilidade.

Continua após a publicidade

Obra em fase final

O atendimento inicial será na chamada operação assistida, com a CPTM avaliando o funcionamento e realizando ajustes caso necessário.

Continua após a publicidade

De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), os trabalhos na nova estação Varginha estão na reta final.

Continua após a publicidade

A subestação de energia elétrica na região de Mendes está sendo submetida a uma revisão geral e a modificações necessárias para aumentar a capacidade de fornecimento de energia, preparando-se para a demanda adicional dos trens que passarão pelo local, incluindo a operação de um novo pátio de trens.

Continua após a publicidade

A estação pretende atender mais de 50 mil pessoas por dia na sua operação, recebendo passageiros que tenham origem de linhas do transporte público operadas pela SPTrans.

Continua após a publicidade

CPTM adiou entrega

Em nota, a CPTM explicou que o adiamento na data para entrega foi necessário para a construção do acesso oeste para embarque e desembarque dos passageiros, o que resultou em adequações no projeto executivo inicial.

Continua após a publicidade

Confira nota completa:

“A Estação Varginha, que está sendo construída pela CPTM, da Linha 9-Esmeralda, atualmente operada pela ViaMobilidade, será entregue para a população em setembro de 2024, em operação assistida. A previsão teve que ser revista por conta da construção do acesso oeste, que irá melhorar o fluxo de passageiros, e gerou a necessidade de adequação dos projetos e implantação de reforço nas fundações devido a existência de rocha sã e matacões.

Além disso, a CPTM também está executando uma revisão geral em todo o sistema de proteção da Subestação Mendes, que fornecerá energia para todo o sistema da extensão da Linha 9-Esmeralda. Já foram realizadas readequações viárias e remanejamento da rede elétrica da região.

A Estação Varginha tem estimativa de demanda de 50 mil passageiros por dia útil, sendo 3.700 passageiros lindeiros e 48.000 por meio de integração com as linhas de ônibus da SPTrans. Já o terminal de ônibus deve ser concluído em 2025.”

Continua após a publicidade

*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita