São Paulo terá tour gratuito pelo centro histórico; confira

Tour 'Old Downtown', oferecido pela 'São Paulo Free Walking Tour', leva turistas gratuitamente aos principais marcos históricos do centro neste sábado

Ponto de encontro do "Old Downton" será na praça da República

Ponto de encontro do "Old Downton" será na praça da República | Dayane Nascimento/Pexels

Quer conhecer o centro histórico de São Paulo gratuitamente? Então precisa participar do projeto “São Paulo Free Walking Tour”, que promove passeios guiados em português e inglês pelos principais pontos da cidade! A próxima edição do tour ocorre neste sábado (21/9), das 10h30 às 14h. 

Realizado sempre aos sábados, o “Old Downtown”, nome dado ao passeio pelo centro da Capital, oferece uma imersão nas origens e nos marcos históricos da cidade, revelando segredos e curiosidades sobre os locais icônicos da região. 

Além do tour em português, às 10h30, o projeto também promove passeios pelo centro em inglês todas as segundas, quartas e sábados, às 11h. Devido ao limite de vagas nos grupos, os “Free Walking Tours” em inglês aos finais de semana e feriados são destinados a turistas estrangeiros.

O ponto de encontro do “Old Downtown” é na praça da República, ao lado do Centro de Informações Turísticas. O local é próximo do metrô República (linhas vermelha e amarela) e a organização recomenda que os interessados reservem seus ingressos pela internet e cheguem na praça às 10h15. 

Confira os marcos do centro histórico que o passeio cobre: 

– Praça da República
– Mosteiro de São Bento
– Edifício Itália
– Edifício Copan
– Edifício Martinelli
– Farol Santander
– Biblioteca Municipal
– Bolsa de Valores 
– Teatro Municipal
– Pátio do Colégio
– Viaduto do Chá
– Vale do Anhangabaú
– Edifício Matarazzo
– Catedral da Sé
– Faculdade de Direito de São Francisco

Apesar de gratuito, o tour segue o conceito de “economia colaborativa”, em que a pessoa decide quanto acha que o passeio vale, dando alguma contribuição ao guia no final. As contribuições podem ser feitas em dinheiro ou via pix.

O “São Paulo Free Walking Tour” oferece também passeios pela Vila Madalena e avenida Paulista. Não é obrigatório reservar vaga para o tour, mas essa medida é recomendada pela organização, já que só são disponibilizadas 30 vagas. 

Veja algumas informações adicionais: 

– Idioma e condições climáticas: O passeio citado é em português e acontece independentemente das condições climáticas. Em dias nublados, leve um guarda-chuva ou capa de chuva; em dias de sol, use chapéu ou boné e protetor solar;

– Reserva prévia recomendada: É recomendado reservar sua vaga online para garantir sua participação. O grupo é limitado a 30 pessoas, com 25 vagas disponíveis para reservas online e 5 para aqueles que chegarem sem reserva; 

– Inscrição de menores: Crianças menores de 16 anos não precisam se inscrever, mas devem estar acompanhadas por um responsável maior de 18 anos. Cada adulto pode acompanhar um menor de idade;

– Participação: O “Free Walking Tour” é destinado a turistas individuais ou viajantes independentes. Grupos com mais de sete pessoas, fechados, de estudantes ou excursões não são permitidos. Para estes casos é possível contratar um “private tour” por meio do site do “São Paulo Free Walking Tour” ou pelo e-mail [email protected].