O verão tem média de chuva alta no estado de São Paulo, mas os temporais dos últimos dias estão ainda pior. Em apenas um município, choveu nas últimas 72 horas mais do que o esperado para todos o mês de dezembro.
A maior cidade do interior de São Paulo, Campinas, registrou 226,7 milímetros neste período, sendo que a média para o último mês do ano é de 209 milímetros.
Nesta sexta-feira (27/12), o rio Atibaia transbordou, inundou a rodovia Dom Pedro I e famílias ficaram desalojadas. Segundo a Defesa Civil do município, foram registradas 70 ocorrências, entre elas, 22 alagamentos de imóveis, nove quedas de muro e oito deslizamentos de terra.
Famílias desabrigadas
A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas presta atendimento a 51 famílias que vivem no Beco Mokarzel, no distrito de Sousas, local que fica às margens do Rio Atibaia.
Ao todo são cerca de 100 pessoas atingidas no local. Estão abrigados cinco homens, três mulheres e duas crianças (de cinco e dois anos de idade) na Casa Betel, unidade de assistência social. As demais famílias atingidas estão em casas de familiares.
O município ainda atende outras sete famílias afetadas pelas chuvas: duas no Jardim Shangai e cinco no Jardim Nossa Senhora de Lourdes, onde a água não chegou a invadir as casas.
Até agora, de acordo com a prefeitura, foram distribuídos 51 cartões Nutrir, além de colchões, cobertores, travesseiros, fronhas, lençóis, toalhas de banho, kit de higiene pessoal e kit de limpeza doméstica.
Na manhã deste sábado (28/12), o nível da água do rio Atibaia já havia baixado e a energia estava restabelecida, mas a Defesa Civil do município realiza o monitoramento com a possibilidade de novos alagamentos.
