A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste anual da tarifa de energia da Enel Distribuição São Paulo.
A partir desta sexta-feira (4/7), os consumidores da área de concessão da empresa terão aumento médio de 13,94% na conta de luz.
Segundo a Enel, o reajuste foi motivado principalmente por custos que não são controlados pela empresa, como encargos setoriais, tributos, transmissão e aquisição de energia, que são definidos por legislação federal.
Esses itens representam a maior parte da conta de luz e impactam diretamente o valor pago pelos consumidores.
Impactos
O impacto será diferente conforme o perfil de consumo:
- Alta tensão (indústrias, shoppings, grandes unidades): aumento de 15,77%;
- Baixa tensão (residências e pequenos comércios): aumento de 13,47%.
Reajuste
Na composição do reajuste estão:
- Os encargos setoriais responderam por 6,44% do aumento;
- a aquisição de energia, por 1,38%;
- os custos da distribuidora (Parcela B) contribuíram com 1,02%.
A empresa destaca que 22,1% do valor total da fatura ficam com a Enel para manutenção, operação, investimentos e remuneração. Ou seja, em uma conta de R$ 100, R$ 22,10 são destinados à distribuidora.
A bandeira tarifária de julho também continua vermelha patamar 1, com acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos, devido ao baixo volume de chuvas e menor geração por hidrelétricas.
Investimentos da Enel
A Enel afirma que, entre 2025 e 2027, investirá R$ 10,4 bilhões na modernização e expansão da rede elétrica em São Paulo — um aumento de 68% em relação ao ciclo anterior. Entre as ações previstas, estão:
- Construção de 7 novas subestações e modernização de 80;
- instalação de 10 mil dispositivos automáticos (religadores e telecontroles);
- substituição de 3,8 milhões de medidores por versões inteligentes, formando o maior parque de medição da América Latina;
- realização de 1,8 milhão de podas de árvores;
- contratação de 1.200 eletricistas até março de 2025.
De acordo com a distribuidora, essas melhorias já resultaram em uma redução de 50% no tempo médio de atendimento entre novembro de 2024 e março deste ano, colocando a Enel São Paulo acima da média nacional no período.
