X

Carnaval 2023

Após dois anos de pausa, o Bloco da Moça volta a fazer a alegria nas ruas de Diadema

O bloco estará na rua novamente, após dois anos de pausa devido a pandemia de Covid-19, nos dias 17 e 26 de fevereiro, em Diadema, no ABC Paulista

Natália Brito

Publicado em 19/01/2023 às 11:50

Atualizado em 02/02/2023 às 10:49

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Bloco da Moça desfilando nas ruas de Diadema. / Bruno Gaefke/Divulgação/Bloco da Moça

Emoção que gela as minhas veias / e veste meu coração / com finas roupas de seda / é ela / só ela / minha louca Diadema. Assim, entoa um grupo de artistas que formam o Bloco da Moça, passando pelas ruas de Diadema, na Grande São Paulo, trazendo a alegria com música e diversão. 

O bloco estará na rua novamente, após dois anos de pausa devido a pandemia de Covid-19, nos dias 17 e 26 de fevereiro, em Diadema, no ABC Paulista. 

O grupo formado em 2014, que se mantém de forma independente, tem a ideia de difundir a cultura da batucada e do brincante de rua. 

Leia Também

• Carnaval de Taboão da Serra começa dia 11 de fevereiro com show da banda 'Espera Marido'

Com cortejos que passam pelo centro e bairros do município, o Bloco da Moça chama a população para ocupar o espaço público e recuperar a tradição dos blocos de rua. 

Para além das ruas, o Bloco da Moça também já se apresentou em escolas do munícipio aproximando os estudantes da cultura carnavalesca. Proporcionando a interação das crianças com os instrumentos de percussão, fantasias e reforçando a cultura popular.

Descentralização 

Em 2019, os megablocos se consolidaram de vez na cidade de São Paulo. A população aderiu ao carnaval de rua como uma opção de acesso à diversão de forma gratuita nas ruas da Capital. 

Porém, a região metropolitana e os bairros mais afastados, por vezes, não têm o acesso facilitado a essas opções de entretenimento. 

O Bloco da Moça cumpre mais esse papel dentro da cidade de Diadema, buscando resgatar a cultura popular brasileira, multiplicando saberes da linguagem da música e os tornando mais acessíveis à população.


Documentário

O resgate do Carnaval de rua de Diadema, é um documentário que foi produzido através do incentivo da Lei Aldir Blanc, e conta a história do carnaval de rua da cidade através dos foliões diademenses.

A produção do projeto aconteceu durante o isolamento social, quando o bloco estava impedido de sair às ruas. Contudo, o carnaval continuou presente na história dos idealizadores do Bloco da Moça, produzindo um acervo sobre a cultura carnavalesca.

Você pode conferir o documentário na íntegra aqui

Cortejo
Data: 17 de fevereiro
Horário: concentração às 19h
Endereço: Terminal Diadema - Av. Conceição, s/n - Parque das Jabuticabeiras, Diadema - SP

Ressaca de Carnaval
Data: 26 de Fevereiro
Horário: às 13h
Endereço: Av. Ferraz Alvim, 540 - 566, Casa Grande - Diadema, SP

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Brasil

Confira o resultado da Dupla Sena no concurso 2667, nesta segunda

O prêmio é de R$ 350.000,00

Brasil

Confira o resultado da Super Sete no concurso 549, nesta segunda

O prêmio é de R$ 1.550.000,00

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter