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O Volkswagen Nivus é um misto de SUV com um cupê
O Volkswagen Nivus é um misto de SUV com um cupê
Foto: Divulgação

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Depois da apresentação mundial, no final de maio, a Volkswagen lança virtualmente o Nivus para o mercado brasileiro e o revela em todos os seus detalhes

Depois de apresentar mundialmente o Nivus por meio de uma "live", no final de maio, a Volkswagen do Brasil volta a recorrer ao ambiente virtual da internet para o lançamento nacional do seu misto de SUV com cupê. Com chegada às concessionárias brasileiras prevista para agosto, o primeiro lote, de 1.200 unidades, se esgotou em apenas sete minutos após a abertura dos pedidos.

Chamado pela fabricante alemã de primeiro "smart car" do país, o Nivus tem uma oferta enxuta e de baixa complexidade, tanto de versões quanto de opcionais. O modelo tem as configurações Comfortline 200 TSI, por R$ 85.890, e Highline 200 TSI, por R$ 98.290, ambas equipadas com itens de série voltados para o conforto, a comodidade e a segurança, sem abrir mão das características visuais marcantes do modelo.

Macaque in the trees
A suspensão do Nivus é tão alta quanto um crossover

O motor 200 TSI Total Flex equipa as duas versões do Nivus. Com turbocompressor e injeção direta de combustível, o propulsor gera até 128 cavalos de potência (94 kW) e torque de 20,4 kgfm a partir de 2 mil rotações por minuto. O motor 200 TSI está acoplado à transmissão automática de 6 marchas. O Nivus acelera de zero a 100 km/h em 10 segundos e pode atingir a velocidade máxima de 189 km/h, com etanol.

A suspensão foi desenvolvida para atender às necessidades do Nivus. Por ter uma altura de crossover, ele acaba permitindo ao motorista assumir uma posição mais confortável ao volante. O carro tem ainda regulagens de altura do banco e de altura e profundidade da coluna de direção, proporcionando boa posição de dirigir. O espaço interno é outra virtude do Nivus. Com 4,26 metros de comprimento, 1,75 metro de largura, 1,49 metro de altura e 2,56 metros de distância de entre-eixos, o crossover cupê transporta até cinco ocupantes com conforto para pernas, joelhos, ombros e cabeças.

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O motor do Nivus tem turbocompressor com 128 cavalos

Além do motor 200 TSI e da transmissão automática de 6 marchas, o Nivus traz de série direção com assistência elétrica, seis airbags, auxílio de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade e de tração, faróis de led com função de iluminação de orientação, clareando o ambiente em caso de emergência e luzes de circulação diurna, câmera de ré, volante multifuncional, sensor de estacionamento traseiro, freios a disco nas quatro rodas, retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tiltdown no lado direito (para facilitar as manobras de estacionamento junto ao meio-fio), saídas traseiras do ar-condicionado e USB para passageiros do banco de trás.

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O painel de instrumentos do Volkswagen Nivus é configurável

Desde o início do projeto, a "joia da coroa" do Nivus é a combinação do painel de instrumentos configurável Active Info Display de 10,25 polegadas e da nova central de infoentretenimento VW Play, criada no Brasil com foco no consumidor local. O VW Play tem uma tela temperada antirrisco de alta resolução, de 10,1 polegadas sensível ao toque, com funcionamento semelhante ao de um tablet ou smartphone, estabelecendo um novo patamar de conectividade, streaming e serviços no mercado. O VW Play faz parte de um único opcional do Nivus, o pacote "VW Play & Tech", que agrega o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) o sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB), o monitoramento frontal e o volante multifuncional revestido em couro com "paddles shifts", por R$ 3.520.

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