últimas notícias

Um mundo novo

O SUV elétrico da Volvo é ligado automaticamente no momento em que o motorista entra com a chave no bolso e seleciona o câmbio na posição "D". Para desligar, basta colocar a posição "P" e sair do veículo. O One Pedal Drive permite que a aceleração e frenagem sejam feitas em um único pedal. Para acelerar, é só pressionar o pedal e, para frear, basta aliviar a pressão no acelerador.

Com uma pressão forte no acelerador, o torque instantâneo entrega retomadas fortes de velocidade, só igualadas pelos motores a combustão de modelos esportivos. O peso das baterias que ficam sob o assoalho ajuda a manter o SUV estável nas curvas rápidas. O uso do One Pedal Drive aprimora a regeneração de energia, porém, o "pedal único" funciona melhor no trânsito urbano, no qual as reduções de velocidade e frenagens são mais comuns. Nas rodovias, em que normalmente se pratica velocidades estáveis e mais elevadas, qualquer mínima oscilação da pressão no pedal do acelerador se reflete em uma variação instantânea na velocidade, transmitindo desconforto. Por isso, é recomendável desativar o One Pedal Drive nas estradas e usar o acelerador e o freio da forma convencional.

É importante programar as viagens, já que os pontos de recarga elétrica ainda não são tão fáceis de se encontrar - para evitar surpresas, o computador de bordo indica os locais de recarga mais próximos, com a autonomia ficando disponível no painel o tempo todo. Nas cidades, o XC40 roda mais de 400 quilômetros com uma carga completa. Nas estradas, a autonomia não é tão ampla.

Comentários

Tops da Gazeta