últimas notícias

Acervo

Legítima herdeira

Honda XRE 300 2019 é uma autêntica on-off-road, com conforto para qualquer caminho Da Reportagem De São Paulo

Honda apresentou a sua “nova” XRE 300 no final do ano passado. Duas alterações técnicas relevantes aconteceram: a adoção de todo o sistema de iluminação da moto em leds e as novas alças e bagageiro em resina, o que colaborou para que a moto ficasse 5,4 quilos mais leve. Esse “emagrecimento” também teve a ajuda de variadas mudanças na moto, como a eliminação do atuador do freio combinado que havia antes. O resto ficou por conta de mudanças estéticas, além de duas versões diferenciadas pelo grafismo – Rally e Adventure.

A Honda apresentou a XRE 300 2019 como autêntica herdeira da dinastia de motos on-off-road da marca, inaugurada no Brasil em 1982, com a chegada da XL 250R, modelo que fez um estrondoso sucesso na época. Depois da “Xiselona”, como ficou conhecida, vieram em 1984 a “Xiselinha” (XL 125S) junto com a XLX 250R, e as seguiram outras tantas motos dentro da categoria.

Desde seu lançamento em 2009, a XRE 300 já vendeu quase 273 mil unidades e sempre esteve entre as 10 motos mais comercializadas do mercado brasileiro. O volume de vendas da moto sempre representou o dobro das duas principais concorrentes juntas – as Yamaha Lander e Ténéré 250.No entanto, a Honda conseguiu deixar a XRE 300 mais leve, mais equilibrada e muito mais bonita. Poucos compradores da XRE 300 achavam realmente o design atraente. E o motivo quase sempre foi aquele bico esquisito que lembrava o mosquito da dengue. Os preços sugeridos das duas versões da XRE 300 2019 são R$ 18.200 para as cores sólidas e R$ 18.690 para edições especiais, Rally e Adventure, com grafismos exclusivos.


*Por Sidney Levy, do Motonline especial para a Agência AutoMotrix

Tops da Gazeta