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Sábado, 04 Maio 2019 08:04

Tradições e vanguardas

O novo Pajero Sport é um veículo imponente - são 4,78 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,80 metro de altura e 2,80 metros de entre-eixos. O design valoriza a força
Destaque da marca no último Salão de Automóvel de São Paulo, em novembro, a terceira geração do Pajero Sport foi totalmente atualizada Destaque da marca no último Salão de Automóvel de São Paulo, em novembro, a terceira geração do Pajero Sport foi totalmente atualizada Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix
Da Reportagem
De São Paulo

Os utilitários esportivos não param de ganhar espaço nas ruas de todo o mundo. E uma das marcas que capitalizam essa tendência global é a Mitsubishi. A fabricante japonesa aproveita sua inegável "expertise" 4x4, desenvolvida nas últimas décadas em ralis ao redor do mundo, para lançar no Brasil o seu mais novo produto: o Pajero Sport.

Destaque da marca no último Salão de Automóvel de São Paulo, em novembro, a terceira geração do Pajero Sport foi totalmente atualizada. Substitui a Pajero Dakar, a versão utilitário esportivo da picape L200 Triton, que era fabricada na cidade goiana de Catalão e deixou de ser produzida no final de 2017. Agora o modelo vem importado da Tailândia, mas continua a ser um utilitário esportivo "de raiz", que esbanja disposição para encarar trilhas radicais. O chassi e o motor 2.4 turbodiesel são os mesmos da Triton, tudo reforçado por modernas tecnologias.

No Brasil, o Pajero Sport é oferecido em versão única, com sete lugares e teto solar, por R$ 265.990. Terá como concorrentes outros utilitários com carroceria montada sobre chassi - o Toyota SW4 e o Chevrolet Trailblazer.

O novo Pajero Sport é um veículo imponente - são 4,78 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,80 metro de altura e 2,80 metros de entre-eixos. O design valoriza a força. Na dianteira, o estilo é comum aos novos SUVs da Mitsubihi, conhecido como Advanced Shield, e já aparece no Outlander e no Eclipse Cross.

A grade é formada por lâminas cromadas apoiadas sobre uma trama em estilo colmeia. É delimitada pelos faróis em leds, que contam com regulagem automática de altura, lavador e DRL em leds, integrados aos faróis de neblina por uma larga moldura cromada, que contrasta com a grade inferior preta. Na lateral, os pontos altos são as rodas em liga leve 18" diamantadas e o rack de teto na cor prata.

Estribos integrados à carroceria, friso da linha de cintura e maçanetas cromadas arrematam o visual robusto. A traseira é dominada pelas imensas lanternas assimétricas e verticalizadas, que emolduram a tampa do porta-malas da linha de cintura até o para-choque. O generoso aerofólio funciona como uma espécie de "marquise" sobre o vidro traseiro.

O motor é um Mivec 2.4 turbodiesel com injeção direta de 190 cavalos e 43,9 kgfm de torque máximo acoplado ao câmbio automático de 8 marchas. A tração é 4x4, com modo de tração integral que pode ser usado no asfalto. Mas há opções de tração apenas traseira, com 4x4 reduzida e com bloqueio de diferencial Além disso, há o Off-Road Mode, com quatro opções que melhoram o desempenho: Gravel (cascalho), Mud/Snow (lama/neve), Sand (areia) e Rock (pedra). Cada uma delas tem uma configuração específica para o tipo de piso, alterando a potência do motor, ajustes de transmissão, sistema de freios, controles de tração e estabilidade.

O SUV traz também outros recursos tecnológicos, como controle de descida (HDC), controle de tração (ATC) e estabilidade (ASC), sensores para acendimento dos faróis e limpador de para-brisa, piloto automático adaptativo (ACC) com frenagem autônoma, sistema de mitigação de colisão (FCM), aviso de ponto cego (BSW), ar-condicionado automático Dual-Zone, câmera de ré e sensor de estacionamento. Na segurança, são de série frenagem autônoma e piloto automático, assim como airbags frontais, para o joelho do motorista, laterais e de cortina, que incluem a segunda e a terceira fileira de passageiros.

Faz o caminho

O teste de apresentação do novo Pajero Sport teve aproximadamente 250 quilômetros incluindo alguns dos mais difíceis caminhos disponíveis entre a cidade paulista de Mogi Guaçu e a mineira de Poços de Caldas. Começou com uma visita ao circuito “off-road” do Autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu, no qual foi possível submeter o Pajero Sport a uma série de situações extremas, como grandes aclives e declives, inclinações laterais radicais, buracos de todos os tipos, lagos com 70 centímetros de profundidade e lamaçais com baixa aderência.

Mas o Pajero Sport transpôs os obstáculos sem ranger ou resfolegar, justificando a tradição da Mitsubishi Motors dentro e fora das competições. A aptidão para as trilhas está implícita nos números do Pajero Sport: 45 graus de inclinação lateral, 30 graus de ângulo de entrada, 24,2 graus de ângulo de saída e 23,1 graus de ângulo de subida. Na prática, a percepção é que nada pode parar o SUV da Mitsubishi.

Felizmente, o trajeto incluiu trechos asfaltados, nos quais o Pajero Sport se revelou um gigante gentil, bastante confortável e espaçoso. O motor Mivec 2.4 turbodiesel, em alumínio, com 190 cavalos e 43,9 kgfm de torque, oferece acelerações vigorosas e bastante torque disponível desde as baixas rotações. A transmissão automática de 8 velocidades otimiza o potencial do motor. O sistema de tração permite rodar bem em qualquer situação. No asfalto é possível optar entre a tração traseira e a integral. Modernidades como a conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, o piloto automático inteligente e a frenagem autônoma ajudam a tornar as viagens mais prazerosas.

O Controle de Estabilidade (ASC) em conjunto com o Controle de Tração (ATC) proporciona segurança para rodar em todos os tipos de piso. Com o Adaptive Cruise Control (ACC), basta programar a velocidade que, por meio de sistemas semi-autônomos, o carro freia e acelera sem a intervenção do motorista, fazendo a leitura da velocidade do veículo que vai à frente.


*Por Luiz Humberto Monteiro Pereira, da Agência AutoMotrix

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