últimas notícias

Acervo

Asas do desejo

Em duas versões, nova GL 1800 Gold Wing já está disponível na rede de concessionárias Honda em todo o Brasil Da Reportagem De São Paulo

Desde seu lançamento, em 1975, a Honda GL 1800 Gold Wing conquistou fãs entre os que gostam de cruzar grandes distâncias com conforto e segurança. Completamente reprojetada, a Gold Wing 2019 já está disponível em toda rede de concessionárias Honda. Na nova geração, o objetivo da fabricante oriental foi oferecer aos fãs do modelo a excelência em termos de tecnologia motociclística, mantendo, porém, intacta a personalidade do modelo. A nova Gold Wing está mais compacta e leve (menos 39 quilos na versão Gold Wing e menos 18 quilos na Tour) que a precedente. Seu motor preserva a clássica arquitetura boxer de seis cilindros, agora com cabeçotes Unicam de quatro válvulas por cilindro. Aperfeiçoado na gestão eletrônica, o motor pode ser ajustado de acordo com quatro diferentes riding modes - Tour, Sport, Econ e Rain. Acelerador eletrônico, controle de tração, assistente de partida em subidas e sistema Start&Stop são outros melhoramentos introduzidos ao modelo Tour na versão 2019.

Apesar de manter a arquitetura e praticamente a capacidade cúbica (de 1.832 cc cresceu à 1.833 cc), o motor da GL 1800 Gold Wing ganhou mais potência (126 cavalos ante 118 cavalos) e torque (17,34 kgfm ante 17,0 kgfm) além de estar 3,8 quilos mais leve (versão Tour) e 2,9 centímetros mais curto que o motor da Gold Wing anterior. Acoplado ao motor está a última geração do câmbio de dupla embreagem DCT (Dual Clutch Transmission) com 7 marchas. O piloto tem a opção de utilizá-lo no modo plenamente automático ou selecionar a marcha desejada por meio de comandos " " e "-" localizados no punho esquerdo do guidão. O câmbio DCT oferece a inédita modalidade "Walking Mode", que movimenta a motocicleta em velocidade limitada para auxiliar o piloto nas manobras.

A Honda Gold Wing está disponível nas cores cinza fosco para a versão GL 1800 Gold Wing e vermelha para a Tour. A última se difere oferecendo a transmissão DCT de 7 velocidades, airbag e suspensão traseira com ajustes eletrônicos pré-definidos em quatro posições (somente piloto, piloto e bagagem, piloto e passageiro, piloto, passageiro e garupa). O preço público, base Estado de São Paulo, sem despesas com frete e seguro, é de R$ 136.550 na versão Gold Wing e de R$ 156.550 na Tour.


*Por Edmundo Dantas. da Agência AutoMotrix

Tops da Gazeta