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Sábado, 09 Novembro 2019 09:19

Por um novo impulso

Versão THP do Peugeot 2008 com motor turbo e câmbio automático chega às concessionárias neste mês
Além do vermelho rubi, que não tem custo adicional, o cliente pode optar por uma das outras cinco cores especiais Além do vermelho rubi, que não tem custo adicional, o cliente pode optar por uma das outras cinco cores especiais Divulgação
Da Reportagem
De São Paulo

O Peugeot 2008, produzido em Porto Real (RJ), chega às concessionárias brasileiras em novembro em uma nova versão, com motor turbo THP e transmissão automática. Para celebrar o início das vendas da inédita configuração, denominada Griffe THP, a marca francesa oferece o modelo por um preço promocional de R$ 99.900, com as três primeiras revisões gratuitas. A oferta vale a todos os clientes que adquirirem a configuração até o final deste ano. O "powertrain" do novo 2008 Griffe, que equipa o Citroën C4 Cactus desde o final de 2018, é formado pelo motor THP (Turbo High Pressure) Flex de 173 cavalos a 6 mil rotações por minuto e 24,5 kgfm de torque a 1.400 rpm, associado ao câmbio automático de 6 velocidades produzido pela empresa japonesa Aisin. O ajuste do conjunto, em sintonia com o Peugeot i-Cockpit, busca proporcionar uma experiência de condução dinâmica e esportiva. Assim, o Peugeot 2008 passa a contar com quatro versões no Brasil: Allure (R$ 69.990), Allure Pack (R$ 79.990), Griffe (R$ 89.990) e Griffe THP (R$ 99.990). A pintura Vermelho Rubi não tem custo adicional, mas se o cliente optar por uma das outras cinco cores especiais (preto, cinza, grafite, marrom e branco), o preço sobe para R$ 101.280.

O motor THP tem 16 válvulas, com duplo comando no cabeçote e injeção direta sequencial. O turbo compressor é do tipo Twin-scroll, com bomba eletrônica de alta pressão, bomba de óleo com gestão de vazão e cárter duplo. A caixa de câmbio automática sequencial EAT6 traz quatro modos de condução (Drive, Eco, Sport e Sequencial), adaptando o veículo às mais diferentes necessidades do proprietário, seja para ter respostas mais esportivas, como quando o modo de condução Sport é acionado, ou para reduzir o consumo de combustível em situações de trânsito intenso em até 6,5%, no caso da ativação da função Eco.

O novo 2008 Griffe THP não se destaca apenas pelo "powertrain" como também por características consagradas e desenvolvidas pela marca do leão, como é o caso do exclusivo i-Cockpit. A solução é responsável por proporcionar uma posição de dirigir mais elevada e intuitiva, deixando o motorista mais integrado ao veículo e com acessos simples a todas as funcionalidades presentes no painel ou no volante do carro. O volante multifuncional com dimensões reduzidas no estilo SportDrive, revestido em couro, dispõe de um acabamento cromo fosco com a inscrição Peugeot, com regulagem de profundidade e de altura e assistência elétrica progressiva. O painel de instrumentos está estrategicamente posicionado acima do volante, dentro do campo de visão do motorista, permitindo uma completa visualização de toda a condição do veículo sem que seja necessário tirar os olhos da estrada. Os bancos contam com regulagem de altura, profundidade e inclinação, com um formato que gera a sensação de ser abraçado. No console central, encontra-se o Peugeot Connect Radio de 7 polegadas (a central multimídia da marca), com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay possibilitando o espelhamento do smartphone.

O 2008 Griffe mantém as dimensões da linha. A distância de entre-eixos, de 2,54 metros, é uma aliada na separação dos espaços internos. A suspensão elevada, com vinte centímetros de vão livre no entre-eixos, e ângulo de entrada (o da frente) de 23 graus contribuem para maior estabilidade e segurança do carro. O porta-malas tem capacidade para 402 litros. Com a possibilidade de rebatimento dos bancos traseiros, o volume sobe para 1.172 litros (para isso, basta pressionar o botão de comando localizado na parte superior do encosto traseiro).

Em se tratando de segurança, o novo 2008 Griffe THP oferece seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), piloto automático (regulador e limitador de velocidade), apoios de cabeça dianteiros e traseiros (disponíveis para todos os ocupantes), freios a disco nas quatro rodas com ABS e Grip Control, com cinco funcionalidades (padrão, areia, neve, lama ou ESP OFF). A versão tem ainda cinco cintos de segurança com três pontos de fixação, alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas utilizadas para o transporte de crianças.


*Por Daniel Dias, da Agência AutoMotrix

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