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Não abastecer o seu carro pode gerar um grande problema, saiba qual | Freepik
Dirigir com o tanque de gasolina na reserva é um hábito comum para muitos motoristas, mas especialistas alertam: essa prática pode comprometer seriamente o sistema de combustível e até o motor do veículo. O impacto vai muito além de uma simples pane seca.
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A bomba de combustível, os injetores e até o conversor catalítico podem sofrer danos quando o nível de combustível está muito baixo, e os reparos não costumam ser baratos.
A gasolina não serve apenas para movimentar o carro: ela também ajuda a resfriar componentes do sistema de combustível, especialmente a bomba.
Quando o nível está muito baixo, a bomba trabalha mais quente e sob mais esforço, o que reduz sua vida útil. Além disso, a entrada de ar no sistema pode causar falhas graves.
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Esse risco é ainda maior em carros mais antigos, que costumam acumular sedimentos e impurezas no fundo do tanque. Quando o combustível acaba, a bomba puxa esses resíduos para o sistema, podendo entupir filtros e causar problemas em cascata.
A substituição de uma bomba de combustível costuma ter um custo elevado e, em alguns casos, pode exigir desmontagem parcial do carro. Evitar que o tanque chegue ao “fim” é uma forma simples e eficaz de evitar dores de cabeça e prejuízos.
Os motores modernos são altamente sensíveis à mistura ar-combustível. Quando o carro roda com pouco combustível, a quantidade enviada aos cilindros pode ser insuficiente, resultando em falhas de ignição.
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O motorista sente isso na prática como trancos, perda de potência e marcha lenta irregular. Quando essas falhas acontecem, a unidade de controle do motor tenta corrigir a mistura, mas, sem combustível suficiente, o problema se agrava.
Em casos mais extremos, pode haver detonação, um fenômeno que compromete pistões e válvulas, peças caras e essenciais. Ignorar esses sinais pode transformar uma simples ida ao posto de gasolina em um conserto mecânico de milhares de reais.
Outro componente que sofre com a falta de combustível é o conversor catalítico. Quando há falhas de ignição, parte da gasolina não queimada vai parar no escapamento, onde entra em contato com o conversor. Isso pode causar superaquecimento e danos internos.
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O conversor catalítico é responsável por reduzir a emissão de poluentes e é uma das peças mais caras do sistema de escapamento. Um defeito nele não só aumenta os custos de manutenção, como também compromete a performance do carro e pode gerar reprovação em inspeções ambientais.
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