Entre em nosso grupo
2
Automotor
Peça problemática tem tirado o sono de muitos proprietários do campeão de venda em sua categoria
Continua depois da publicidade
Modelo da Toyota é fabricado em Indaiatuba, na região de Campinas | Divulgação/Toyota
Os carros japoneses fazem sucesso em todo mundo, pois costumam apresentar bom desempenho, preços competitivos e são considerados veículos confiáveis e duráveis.
Continua depois da publicidade
No Brasil, alguns modelos japoneses também fazem sucesso. O Toyota Corolla é bem quisto por aqui desde que começou a ser fabricado em Indaiatuba, na região de Campinas, em 1998.
Além do desempenho e estética, sua popularidade vem da fama de indestrutível. É líder absoluto de vendas entre os sedãs médios.
Seu irmão, Corolla Cross, também é bom de vendas. É a segunda SUV média mais vendida no País, perdendo apenas para o Jeep Compass.
Continua depois da publicidade
Outra característica atraem motoristas que buscam uma SUV média competitiva a comprar o Corolla Cross, é que ele é o veículo que menos desvaloriza em sua categoria.
Porém, nos últimos anos, essa fama de indestrutível vem sendo colocado à prova. Desde o lançamento dos modelos com motores 2.0 com injeção direta, no modelo 2020, os Corolla e Corolla Cross têm dado dor de cabeça para muitos donos.
O problema está nos bicos injetores, que dão problema e exigem a troca. No site Reclame Aqui são várias queixas de usuários que gastaram até R$ 12 mil para resolver o problema.
Continua depois da publicidade
Eles alegam que as concessionárias culpam a qualidade do combustível, principalmente o etanol, para o problema ao recusarem a garantia.
O modelo de bico injetor foi trocado nos modelos do Corolla e Corolla Cross lançados a partir de 2023 para tentar resolver a situação. O número de reclamações baixou, mas ainda assim há casos de problemas com a peça.
A Toyota se limita a dizer que os casos que chegaram até a empresa foram causados por problemas com a qualidade do combustível utilizado e que os clientes “que nos contataram foram prontamente atendidos".
Continua depois da publicidade
Documentos internos enviados pela Toyota a suas concessionárias, porém, mostra que a qualidade do combustível não explica todos os casos, e que a peça ainda precisa de um melhor aperfeiçoamento para o mercado brasileiro.
É importante que os proprietários de modelos a partir de 2020 fiquem atentos a três sinais: dificuldade na partida ou partida longa; motor falhando ou marcha lenta irregular; e luz de advertência acesa. Caso seu carro apresente um desses sinais, procure uma concessionária.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade