X

manutenção

Bandeja de suspensão deve ser inspecionada regularmente

Ela garante o alinhamento correto das rodas da frente, evitando o desgaste irregular dos pneus, além de ter a função de suportar as forças laterais nas curvas

Daniel Dias/AutoMotrix

Publicado em 15/06/2024 às 22:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

bandeja de suspensão Monroe Axios / Divulgação

A bandeja da suspensão é um componente importante para a dirigibilidade e a estabilidade do automóvel.

Manutenção constante

Seu funcionamento e a manutenção são essenciais para o conforto e a segurança dos motoristas. Instalada entre as rodas e o chassi, a bandeja permite que a suspensão dianteira opere de forma independente, mitigando os impactos do solo.

Ela garante o alinhamento correto das rodas da frente, evitando o desgaste irregular dos pneus, além de ter a função de suportar as forças laterais nas curvas. Conectada à roda e ao sistema de direção por meio de buchas e pivôs, a bandeja da suspensão opera sempre sob condições severas.

Mas ela deve ser inspecionada regularmente quanto ao desgaste e substituída quando necessário. Uma verificação visual de rachaduras, empenos, desgastes ou amassados deve ser feita de preferência por um mecânico.

“Muitas vezes, a substituição de buchas e pivôs danificados é suficiente para devolver o bom funcionamento da bandeja. Mas em outras, quando a bandeja está danificada, esse procedimento não é efetivo e pode provocar uma situação de folga ou mesmo desprendimento da bucha, trazendo mais prejuízos”, aconselha Juliano Caretta, supervisor de treinamento técnico da DRiV, que produz bandejas da marca Monroe Axios.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ASSASSINATO

GCM prende suspeito de matar mulher achada em carro abandonado

A vítima, Rute do Prado, foi encontrada apenas de calcinha e com o rosto coberto por um pano, o crime aconteceu no dia 18 de julho

Turismo

Conheça 5 roteiros de carro para explorar no inverno brasileiro

Descubra paisagens deslumbrantes, festivais culturais e a rica gastronomia que essas cidades têm a oferecer

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter