Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
"Área calma" com placa de 30 km/h | Divulgação
O Brasil enfrenta um desafio em relação à segurança viária, com um crescente aumento do número de mortes nos últimos anos. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, 4.127 pessoas perderam a vida em 49.734 acidentes registrados de janeiro e setembro de 2023.
Continua depois da publicidade
A campanha de abril da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) destaca a paz no trânsito, ressaltando a importância das chamadas “áreas calmas” – utilizadas em algumas capitais brasileiras, como São Paulo e Curitiba – para garantir maior segurança de todos.
As “áreas calmas” são adotadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo e autoridades de outras cidades para melhorar a convivência no trânsito, com o estímulo ao compartilhamento do espaço e à redução do número de acidentes e mortes.
Essas áreas são projetadas para desencorajar altas velocidades. Segundo a Zapay – fintech especializada em facilitar a vida dos proprietários de veículos –, entre os principais fatores que caracterizam as “áreas calmas”, destacam-se:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade