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O Actros, da Mercedes-Benz, vem com motor de 530 cavalos | /Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix
Nos últimos anos, o segmento de caminhões tornou- se o que mais cresceu no setor automotivo brasileiro. A boa fase justifica o tom festivo que marca a 22ª edição da Fenatran, o Salão Internacional de Transporte Rodoviário de Carga que acontece de 14 a 18 de outubro no São Paulo Expo, na capital paulista. Para 2019, as vendas de caminhões novos ultrapassarão as 102 mil unidades. Pode parecer pouco diante das 172.628 unidades emplacadas em 2011, o melhor ano da história da indústria de caminhões no Brasil. Mas é um volume que não se vê desde 2014, quando foram comercializados 136,2 mil caminhões. Depois disso, as vendas despencaram em 2015 e caíram ainda mais em 2016, quando foram emplacados apenas 48.745 caminhões. Em 2017, começou uma tímida retomada, com 3,5% de crescimento sobre o ano anterior. No entanto, em 2018, o mercado de caminhões se expandiu em impressionantes 47%. Em 2019, nos nove primeiros meses, evoluiu 40,64% em relação ao mesmo período do ano passado.
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A retomada das vendas de caminhões se reflete na modernização dos produtos. A Mercedes-Benz apresentou duas novas versões da recém- lançada geração do pesado Actros, que trazem o inédito motor OM 471 de 530 cavalos e se diferenciam por não apresentar espelhos externos convencionais e sim retrovisores digitais, oferecidos como opcionais. No estande da Volvo, os destaques são o The Iron Knight, o caminhão mais veloz do mundo, e a série especial quarenta anos do FH, comemorativa das quatro décadas da marca no Brasil. A Volvo ainda anunciou que investirá em caminhões elétricos no mercado brasileiro na próxima década. Na Scania, a principal atração é o caminhão R410 da nova geração movido a gás, que já pode ser encomendado pelos clientes. A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou o início da produção, a partir de 2020, dos caminhões elétricos e-Delivery, destaque da Fenatran de 2017. E ainda exibe os novos Delivery 11.180 4x4 e Constellation 33.440 Tractor. Dentro de sua estratégia de crescimento gradual no País, a holandesa DAF mostra a Série Silver do XF.
Embora não apresente o vigor do setor de caminhões, o segmento de furgões trouxe novidades. A Iveco lança a nova Daily, enquanto a Mercedes-Benz contra-ataca com a nova Sprinter, que inclui tecnologias autônomas de segurança inéditas no segmento. Já o Grupo PSA dribla o foco em transporte de cargas e trouxe como principal novidade o Jumper Minibus e o Boxer Minibus, versões de passageiros dos furgões grandes das marcas Citroën e Peugeot.
Diversas empresas ligadas à cadeia produtiva do setor de caminhões também expõem suas inovações tecnológicas. A FPT exibe o Cursor X, um motor que aceita diferentes fontes de energia, como elétrica, gás natural e hidrogênio. A Dana apresenta tecnologias aplicadas ao caminhão-protótipo City Delivery Dana, com motor elétrico. Já a Cummins mostra o L9N Near Zero, com 320 cavalos, considerado o motor a combustão mais limpo do mundo. A Goodyear lança o Total Solution, nova plataforma online para gestão dos pneus de frotas, e o pneu Urban Max na medida 215/75R17.5, para aplicação em micro-ônibus e caminhões de entrega (VUC's). A ZF estreia uma nova direção com assistência elétrica para veículos pesados. E a Suspensys revela o eixo especial e-sys, com sistema de tração auxiliar elétrica - a carreta recupera e armazena a energia e auxilia o caminhão a transpor aclives, com economia de combustível de até 25%. (Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência
AutoMotrix)
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