Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Modo demonstração ativa o sistema de som, fazendo um jogo de luzes e abrindo e fechando retrovisores e vidros | Allex Lourenço/Divulgação
O Complexo Dream Car de São Roque, no interior de São Paulo, conhecido pela exposição de carros antigos, exibe temporariamente o raro Cybertruck da Tesla. O modelo chegou ao museu no início de maio e atrai o interesse tanto de crianças quanto de adultos.
Continua depois da publicidade
Cada vez que é acionado o modo demonstração, o carro ativa o sistema de som, faz um jogo de luzes. abre e fecha os retrovisores, além dos vidros das portas.
O Cybertruck propõe um contraste entre o clássico e o contemporâneo, evidenciando as evoluções em design e tecnologia. Com visual futurista e 857 cv de potência, está estrategicamente posicionado ao lado de um Cadillac 1906, com seus modestos 10 cv.
O modelo exposto foi fabricado em 2024 e adquirido zero-quilômetro por um importador independente. Avaliada em cerca de R$ 1,5 milhão no Brasil, nos Estados Unidos essa versão topo de linha Cyberbeast custa US$ 99,9 mil.
Continua depois da publicidade
São três motores elétricos que, juntos, geram 857 cv de potência e 103,6 kgfm de torque, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,6 segundos, mais rápido que a maioria dos superesportivos a gasolina existentes no mercado. Já a velocidade máxima é de 209 km/h, segundo a montadora.
Com capacidade para 5 pessoas, tem tração 4x4 e modo off-road, que eleva a altura em relação ao solo de 20,1 cm para 40,6 cm, facilitando a transposição de obstáculos.
O Cybertruck foi lançado mundialmente em novembro de 2019. À primeira vista, chama a atenção dos visitantes o seu visual futurista, composto por linhas retas e faróis LED Matrix de longo alcance.
Continua depois da publicidade
A carroceria é feita em aço de alta resistência, mesmo material utilizado na nave espacial SpaceX, e os vidros são blindados. O porte é equivalente ao de uma picape grande: são 5,68 m de comprimento (apenas 22 cm a menos que a Ford F-150), 3,44 m de entre-eixos, 2,20 m de largura (medida que, com espelhos abertos, totaliza 2,41 m) e 1,79 m de altura.
Na caçamba cabem 1.587 kg de bagagens, enquanto sua capacidade de reboque é de 4.990 kg. O peso total do veículo é de 3.100 kg. Muito desse total refere-se às baterias (123 kWh), responsáveis por uma autonomia de 515 km. O exemplar é equipado com rodas aro 21” calçadas com pneus 275/55.
Internamente, o cockpit é marcado pelo volante hexagonal e uma grande tela digital de 18,5” bem ao centro do painel. O modelo é equipado com o sistema Autopilot (nível 4), que nos Estados Unidos permite rodar de forma autônoma, sem a intervenção do motorista.
Continua depois da publicidade
No Brasil está ativo o pacote básico (nível 3), que oferece sistemas como piloto automático adaptativo (ACC), assistente de centralização de faixa de rodagem e frenagem autônoma de emergência, entre outros.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade