Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Tomar atitudes cautelosas e manter a calma ajuda com o resfriamento de motores superaquecidos | Foto: Reprodução/ImageFX
Em veículos mais novos é raro acontecer do motor superaquecer, mas essa falha ainda pode acontecer – principalmente em dias de muito calor ou durante viagens mais longas. Nestes casos é importante saber como agir para evitar danos maiores ao veículo.
Continua depois da publicidade
Fumaça saindo do capô e luz de advertência de temperatura acessa no painel, são sinais que indicam que o sistema de arrefecimento do carro – que tem a função de manter o motor na temperatura ideal – não está funcionando da maneira ideal.
Nestas horas, atitudes que tomamos de cabeça quente – como desligar o carro de imediato ou abrir o reservatório de água – podem piorar ainda mais o problema.
Há um passo a passo simples, mas estratégico, que pode ajudar a resfriar o motor de forma segura e eficaz.
Continua depois da publicidade
Assim que perceber sinais de superaquecimento, estacione o carro assim que possível, em um lugar seguro.
Assim que estacionar permaneça com o motor ligando por alguns minutos. Desta forma o sistema de arrefecimento de mantêm funcionando e evita choques térmicos que podem danificar peças do veículo.
Reduzir o trabalho do motor pode ajudar na queda de temperatura. Desligar o ar-condicionado e abrir os vidros melhora a ventilação e ajuda o calor a se dissipar mais rápido.
Continua depois da publicidade
Pode parecer contraditório, mas ligar o aquecedor faz com que o calor do carro seja transferido para a parte interna dele, ajudando com o resfriamento do sistema.
Caso o ventilador esteja funcionando da maneira certa, ele vai continuar resfriando o líquido do radiador mesmo com o carro parado.
Quando o motor esfriar – nunca faça isso enquanto ele ainda estiver quente – com cuidado, verifique o nível do líquido no reservatório de expansão. Se estiver baixo, complete com um fluido adequado.
Continua depois da publicidade
Caso o carro ainda esteja em movimento e não tenha como estacioná-lo, use o freio-motor para reduzir a velocidade.
Em alguns casos, acelerar levemente o carro, com ele parado, pode ajudar a ativar a bomba d’água e circular o líquido de arrefecimento. Mas cuidado, isso deve ser feito de maneira cautelosa.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade