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Como gente grande

06/07/2019 às 01:00

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A versão avaliada do novo Jimny trazia uma transmissão manual de 5 velocidades, robusta e precisa. A tração integral e a caixa de transferências voltam a ser operadas por uma convencional alavanca de operação suave. O modo 4x4 (4H) pode ser acionado em andamento até os 90 km/h, no entanto, é importante garantir que as rodas da frente não estejam viradas. Já o modo 4L (a reduzida) só deve ser feito com o veículo parado. O controle eletrônico de descidas HDC é de série.

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O motor 1.5 a gasolina aspirado é suficientemente poderoso para locomover o Jimny com desenvoltura. O comportamento dinâmico é, sem dúvida, o maior trunfo. Nas velocidades mais elevadas, o carro fica sujeito à ação dos ventos laterais, o que obriga a constantes correções de volante. Em traçados mais sinuosos, a inclinação da carroceria em curvas vem, mas nada que assuste ou cause preocupação maior. Em uso urbano, a direção muito desmultiplicada, com 4,25 voltas de volante, pode tornar mais trabalhosas as manobras de estacionamento em espaços mais apertados. Por outro lado, a facilidade com que o Jimny transita mesmo em ruas mais estreitas ou supera o asfalto mais esburacado são vantagens consideráveis.

Mas é no fora-de-estrada que o novo Jimny mostra todo seu potencial. As dimensões exteriores contidas, o baixo peso, o robusto chassi de longarinas, a suspensão com eixo rígido e molas helicoidais e o "powertrain" bem dimensionado permitem ao novo Jimny chegar onde poucos o acompanharão. Nas trilhas, só é possível desligar o controle de tração abaixo dos 30 km/h. O dispositivo é eficiente ao atuar como bloqueio de diferencial sempre que uma roda perde o contato com o solo, travando-a quase de imediato.

O menor "off-road" do mercado é um dos mais convincentes. O fato de proporcionar uma experiência rara e a sua capacidade para evoluir em terrenos inóspitos fazem com que os 24.811 euros (equivalentes a R$ 109 mil) pedidos pelo Jimny na Europa pareçam um valor tentador. Não há definição de preço do Jimny no Brasil, mas ficará bem acima da geração anterior, que custa R$ 74.990 na versão 4All e é o off-road mais barato vendido no país.

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