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Conheça a BMW R 18 Magnifica, atração do salão Top Marques, em Mônaco

A oficina Riunite Milanesi e o customizador Radikal Chopper revelam a R 18 Magnifica, forjada a mão a partir de materiais nobres

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R 18 Magnífica é uma reinterpretação extrema da maxi cruiser alemã, na qual luxo, artesanato e nobreza dos materiais utilizados se encontram para formar uma motocicleta única

R 18 Magnífica é uma reinterpretação extrema da maxi cruiser alemã, na qual luxo, artesanato e nobreza dos materiais utilizados se encontram para formar uma motocicleta única | Divulgação

Feita a mão, utilizando materiais como latão, alumínio e madeira, e com um design diferente de qualquer outra custom, a R 18 Magnifica foi uma das atrações do salão Top Marques, realizado em Mônaco, que estreou no dia 8 de junho. Trata-se de uma reinterpretação extrema da maxi cruiser alemã, na qual luxo, artesanato e nobreza dos materiais utilizados se encontram para formar uma motocicleta única e fascinante.  A ideia de construir uma máquina customizada com base na BMW R 18 deve-se ao italiano Raffaello Polchi, proprietário da Officine Riunite Milanesi e um entusiasta de motos ao longo da vida. Mas o projeto e a execução são do personalizador automotivo italiano Andrea Radaelli, da Radikal Chopper, um nome bem conhecido do setor e já vencedor do Prêmio MBE 2020 com sua Ad Maiora, uma edição especial construída a partir de uma BMW R 1100 S.  Para fazer jus ao nome da empresa, a abordagem seguida na fabricação das motos pela Radikal Chopper é realmente radical – e o design da R 18 Magnifica não é diferente. “A moto tem de ser minha própria criação, não tenho vontade de dragar ou modificar um conceito já montado e feito muito bem por outros”, explica Radaelli.

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A inspiração para o design da R 18 Magnifica vem das motos vintage das décadas de 20, 30 e 40 e em particular a BMW R 37. “São modelos que têm um charme incrível, que, ainda hoje, muitas motos modernas não conseguem reproduzir”, justifica o personalizador. O uso de madeira é uma forte lembrança das motos do passado, que o utilizavam para certos detalhes como os punhos, e também evoca os carros antigos da BMW da década de 40, com direção em madeira. A utilização desse material responde ainda ao desejo de dar vida à moto. Além disso, a madeira enquadra-se de forma coerente com o design da R 18 Magnifica, conferindo à custom um efeito chique, retrô e moderno ao mesmo tempo.

A inspiração para o design da R 18 Magnifica vem das motos vintage das décadas de 20, 30 e 40 e em particular a BMW R 37
A inspiração para o design da R 18 Magnifica vem das motos vintage das décadas de 20, 30 e 40 e em particular a BMW R 37 (Divulgação)

Por baixo da estética retrô encontra-se uma moto tecnologicamente moderna, aliviada em cerca de cem quilos – o peso da R 18 Magnifica ronda os 260 quilos, expressivamente mais leve em comparação com os 345 quilos do modelo original. Sem utilizar CAD ou renderização como ponto de partida, Radaelli partiu de um esboço da moto para soltar sua imaginação criativa. A R 18 foi inicialmente considerada sem todos os elementos necessários para a produção em série e depois repensada respeitando as proporções entre a dianteira e a traseira, para alcançar uma lógica visual harmoniosa.

O uso de madeira é uma forte lembrança das motos do passado, que o utilizavam para certos detalhes como os punhos, e também evoca os carros antigos da BMW da década de 40, com direção em madeira
O uso de madeira é uma forte lembrança das motos do passado, que o utilizavam para certos detalhes como os punhos, e também evoca os carros antigos da BMW da década de 40, com direção em madeira (Divulgação)

Nada na R 18 Magnifica é comprado, tudo (ou quase tudo) foi pensado e construído a mão. A exceção são os aros, usinados com máquinas controladas numericamente, mas sempre com projeto da Radikal Chopper. Até os inovadores discos de freio e pinças foram especialmente criados. A cauda e o assento são suspensos e dão a ideia de flutuar. A extremidade traseira é de mogno com uma seção central de aço inoxidável polido, dando à motocicleta uma aparência de joia. Os garfos têm a mesma inclinação dos originais, porém, tem um visual que lembra os das motos antigas. Entretanto, por dentro, são completamente modernos, construídos a partir de peças sólidas usadas como matéria-prima para a laminação. O sistema elétrico não foi modificado – tudo é totalmente funcional. As dimensões, os aros e pneus também permaneceram fiéis ao modelo original, para que a moto seja perfeitamente reparável em caso de necessidade.

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