Segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), o país tem a terceira maior população de animais de estimação do planeta. Nas férias de inverno, as viagens de carro com a família requerem também cuidados especiais com os animais de estimação.
- Locais inapropriados – O motorista não pode dirigir com objetos ocupando os espaços entre seus braços e suas pernas. Isso inclui os animais. Ou seja, levá-los no colo ou no chão à frente do motorista não são permitidos. O desrespeito a essa regra gera uma infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na habilitação. Também é proibido transportar o pet com a cabeça para fora da janela do carro, sob risco de cometer infração grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.
- Caixa de transporte – Se o animal é de pequeno ou médio porte, a dica é utilizar uma caixa de transporte, pois garante que ele não se mova livremente pelo veículo e protege contra a ansiedade do bichinho. Mas é preciso passar o cinto de segurança do carro ao redor da caixa do pet.
- Cadeirinha – Ela é fixada ao banco do veículo e tem uma alça ou cinto que se prende ao peitoral do animal. As cadeirinhas os elevam, permitindo que enxerguem pela janela e se distraiam durante a viagem.
- Para animais maiores – Se o pet for muito grande, a recomendação é optar pelo cinto de segurança personalizado para animais, que pode ser encontrado em pet shops. Ele se conecta ao cinto de segurança do carro e ao peitoral do animal.