A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 23 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Dentro das tradições

A Honda XRE 300 é uma adversária difícil de se encarar no segmento on-off-road

24/08/2019 às 01:00  atualizado em 20/04/2021 às 13:39

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Honda XRE 300

Honda XRE 300 | /Sergio Soares/Agência AutoMotrix

Desde seu lançamento em 2009, a XRE 300 já vendeu quase 300 mil unidades e se posicionou no "top 10" das motos mais vendidas no Brasil. Os preços sugeridos são R$ 18.200 para as cores sólidas (prata e azul escuro) e R$ 18.690 para edições especiais, Rally (vermelha) e Adventure (verde fosco), com pintura e grafismos exclusivos.

Continua depois da publicidade

A versão testada da XRE 300, a Adventure, é uma moto leve e de aspecto moderno, com belos grafismos. O motor monocilíndrico quatro tempos, flex, resfriado a ar e com 291,6 cm³, é nervoso. As reações da moto tanto no trânsito da cidade quanto no campo surpreendem. Moderno e com injeção eletrônica PGM-FI, o motor entrega 25,6 cavalos com etanol. A retomada da velocidade é espantosa para um "powertrain" de tais dimensões. O nível de ruído é elevado, principalmente em maiores rotações. As pedaleiras do piloto receberam amortecedores de borracha e, com isso, a vibração do motor nelas foi contida.

O câmbio de 5 velocidades é leve e macio em todas as marchas. O painel é 100% digital e quase completo. Tem velocímetro, com dígitos bem destacados, hodômetros total e dois parciais, indicador de nível do combustível, RPM, luzes-espia, medidor do consumo médio e instantâneo de combustível e relógio. A visibilidade do painel durante o dia é muito boa. No entanto, à noite não é fácil de se enxergar com clareza todas as informações disponíveis.

A XRE 300 manteve conforto e boa dirigibilidade mesmo enfrentando péssimas condições de asfalto e nas trilhas, incluindo locais de areia fofa. A moto está equipada com freios ABS em ambas as rodas, mas não é possível "desligá-lo" para uso off-road.

Continua depois da publicidade

As suspensões merecem destaque e entregam muito conforto e confiança em qualquer terreno. O assento dista do solo 86 centímetros, altura que pode não ser ideal para pilotos com menor estatura. Mesmo confortável, requer paradas para descanso a cada duas horas. O carona conta com duas alças robustas, que dão a necessária segurança. Durante o teste, rodando com gasolina e em circuito misto, asfalto e estradas de terra, a média obtida do medidor de consumo do painel foi de surpreendentes 34 km/l. (Sergio Soares/Agência AutoMotrix)

 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados