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Honda XRE 300 | /Sergio Soares/Agência AutoMotrix
Desde seu lançamento em 2009, a XRE 300 já vendeu quase 300 mil unidades e se posicionou no "top 10" das motos mais vendidas no Brasil. Os preços sugeridos são R$ 18.200 para as cores sólidas (prata e azul escuro) e R$ 18.690 para edições especiais, Rally (vermelha) e Adventure (verde fosco), com pintura e grafismos exclusivos.
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A versão testada da XRE 300, a Adventure, é uma moto leve e de aspecto moderno, com belos grafismos. O motor monocilíndrico quatro tempos, flex, resfriado a ar e com 291,6 cm³, é nervoso. As reações da moto tanto no trânsito da cidade quanto no campo surpreendem. Moderno e com injeção eletrônica PGM-FI, o motor entrega 25,6 cavalos com etanol. A retomada da velocidade é espantosa para um "powertrain" de tais dimensões. O nível de ruído é elevado, principalmente em maiores rotações. As pedaleiras do piloto receberam amortecedores de borracha e, com isso, a vibração do motor nelas foi contida.
O câmbio de 5 velocidades é leve e macio em todas as marchas. O painel é 100% digital e quase completo. Tem velocímetro, com dígitos bem destacados, hodômetros total e dois parciais, indicador de nível do combustível, RPM, luzes-espia, medidor do consumo médio e instantâneo de combustível e relógio. A visibilidade do painel durante o dia é muito boa. No entanto, à noite não é fácil de se enxergar com clareza todas as informações disponíveis.
A XRE 300 manteve conforto e boa dirigibilidade mesmo enfrentando péssimas condições de asfalto e nas trilhas, incluindo locais de areia fofa. A moto está equipada com freios ABS em ambas as rodas, mas não é possível "desligá-lo" para uso off-road.
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As suspensões merecem destaque e entregam muito conforto e confiança em qualquer terreno. O assento dista do solo 86 centímetros, altura que pode não ser ideal para pilotos com menor estatura. Mesmo confortável, requer paradas para descanso a cada duas horas. O carona conta com duas alças robustas, que dão a necessária segurança. Durante o teste, rodando com gasolina e em circuito misto, asfalto e estradas de terra, a média obtida do medidor de consumo do painel foi de surpreendentes 34 km/l. (Sergio Soares/Agência AutoMotrix)
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