Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A LandTrek terá as opções 4x2 e 4x4, com controle eletrônico de estabilidade e de tração | Divulgação
A Peugeot acaba de fazer o lançamento mundial da picape média LandTrek. O mercado brasileiro terá o novo modelo em uma segunda etapa, assim como a Argentina e a Colômbia. Os dirigentes da marca francesa não conseguiram explicar o porquê desses três países terem ficado para um segundo momento, possivelmente, para 2022. Desenvolvido pela Peugeot em parceria com a fabricante chinesa Changan, o projeto da LandTrek originou variantes denominadas F70 e Hunter, que já são comercializadas e exportadas para vários países. Os modelos da Changan e o da Peugeot têm chassis comuns com eixo traseiro contínuo, estrutura da cabine e alguns painéis da carroceria. No entanto, o design do LandTrek reflete bem o estilo da marca francesa.
Continua depois da publicidade
Não se sabe exatamente qual será o "powertrain" da LandTrek destinado ao país, entre os dois mostrados no lançamento, ambos turbinados. O primeiro é um 1.9 a diesel de 150 cavalos e 36 kgfm de torque associado ao câmbio manual de 6 marchas. O segundo é um 2.4 a gasolina de 210 cavalos e 33 kgfm acoplado à transmissão manual ou automática, as duas com 6 velocidades. A picape será vendida nas configurações chassi, cabine simples e dupla, essa última com o maior volume de unidades da família, e terá uma capacidade de carga de uma tonelada e de três toneladas de reboque, com dimensões de 5,33 metros de comprimento, 1,93 metro de largura, 1,87 metro de altura e 3,18 metros de distância de entre-eixos. Terá opções de 4x2 e 4x4, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, bloqueio total do diferencial traseiro e assistente de descida, de subida em rampa e de puxamento de trailer.
Em termos de conectividade, a LandTrek terá multimídia com tela de 10 polegadas HD com espelhamento de smartphone e tablets para Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth, disco rígido de 10 GB e três entradas USB. O sistema está ligado a câmeras traseira, de off-road e de 360 graus em alta resolução. Na versão cabine dupla, a picape pode levar até cinco adultos. Além da capacidade da caçamba, é possível de se fazer o rebatimento do banco traseiro, liberando um espaço para mais cem quilos de carga.
Continua depois da publicidade
A Peugeot registra uma longa história dentro do segmento de picapes. Em 1938, às vésperas da Segunda Guerra Mundial, a marca oferecia em seu catálogo um veículo comercial com caçamba, derivado do 202. A experiência se repetiu após o conflito bélico, com o 203, e seguiu com as versões com capota de lona dos 403 e 404. Em 1979, com seu grande êxito comercial, o 504 foi o primeiro automóvel da fabricante do "Leão" a contar com uma versão picape, com mais de 375 mil unidades vendidas em todos os continentes.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade