A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 16 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Fiat choca com nova identidade visual da picape líder de vendas

Mudanças de agora foram mais expressivas e contemplam todo o exterior da picape

Yuri Ravitz

16/08/2025 às 10:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Fiat Toro 2026 chega com boa oferta de configurações divididas em duas alternativas

Fiat Toro 2026 chega com boa oferta de configurações divididas em duas alternativas | Divulgação

Perto de completar dez anos de mercado, a Fiat Toro acaba de passar por mais uma reestilização para alinhar sua identidade visual aos futuros modelos da marca italiana.

Continua depois da publicidade

O segundo “facelift” da picape intermediária, líder de vendas do segmento desde seu lançamento, chegou em um momento de comemorações para a Stellantis, pois no mês passado a Toro bateu a marca de 600 mil unidades produzidas no Polo Automotivo de Goiana (PE).

Toro 2026 adotou novas guias em leds na porção superior da dianteira.

/Foto: Yuri Ravitz
Toro 2026 adotou novas guias em leds na porção superior da dianteira. /Foto: Yuri Ravitz
Também há uma nova grade com filetes verticais proeminentes e um novo para-choque com grandes porções em preto fosco.

/Foto: Yuri Ravitz
Também há uma nova grade com filetes verticais proeminentes e um novo para-choque com grandes porções em preto fosco. /Foto: Yuri Ravitz
Nas laterais, as opções de rodas para todas as versões são novas.

/Foto: Yuri Ravitz
Nas laterais, as opções de rodas para todas as versões são novas. /Foto: Yuri Ravitz
Traseira adota pela primeira vez para-choque redesenhado e novas lanternas com todos os elementos luminosos de leds.

/Foto: Yuri Ravitz
Traseira adota pela primeira vez para-choque redesenhado e novas lanternas com todos os elementos luminosos de leds. /Foto: Yuri Ravitz
Todas as versões da Fiat Toro 2026 saem de fábrica com freios a disco nas quatro rodas.

/Foto: Yuri Ravitz
Todas as versões da Fiat Toro 2026 saem de fábrica com freios a disco nas quatro rodas. /Foto: Yuri Ravitz
Vários desses itens são novidade na variante Endurance, a mais barata da linha.

/Foto: Yuri Ravitz
Vários desses itens são novidade na variante Endurance, a mais barata da linha. /Foto: Yuri Ravitz
Motor T270 é o conhecido 1.3 turbo que estreou na picape em 2022 e equipa vários modelos da Stellantis.

/Foto: Yuri Ravitz
Motor T270 é o conhecido 1.3 turbo que estreou na picape em 2022 e equipa vários modelos da Stellantis. /Foto: Yuri Ravitz
Por dentro, as novidades da Toro foram bem mais discretas e incluem novos acabamentos para bancos, forros das portas e painel.

/Foto: Yuri Ravitz
Por dentro, as novidades da Toro foram bem mais discretas e incluem novos acabamentos para bancos, forros das portas e painel. /Foto: Yuri Ravitz
Nova grafia do painel de instrumentos trouxe mais clareza a algumas informações e uma certa sofisticação extra à Toro.

/Foto: Yuri Ravitz
Nova grafia do painel de instrumentos trouxe mais clareza a algumas informações e uma certa sofisticação extra à Toro. /Foto: Yuri Ravitz

Diferente das alterações promovidas em 2021, as mudanças atuais foram mais expressivas e contemplam todo o exterior da picape, bem como o acabamento interno e o pacote tecnológico de cada uma das versões.

Já a parte de motor, transmissão e sistemas de tração não teve alterações. A Fiat Toro 2026 chega com boa oferta de configurações divididas em duas alternativas totalmente distintas de conjunto mecânico.

Continua depois da publicidade

As variantes com motor T270 flex são a Endurance por R$ 159.490, a Freedom por R$ 169.490, a Volcano por R$ 186.490 e a Ultra por R$ 196.490. As opções com motor TD450, movido a diesel, são a Volcano por R$ 210.490 e a Ranch, a topo de linha, por R$ 228.490.

O motor T270 é o conhecido 1.3 turbo que estreou na picape em 2022 e equipa vários modelos da Stellantis, entregando até 176 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque alinhado ao Proconve L8.

Já o TD450 é o novo 2.2 turbodiesel, que chegou primeiro à Ram Rampage, estreando na Toro em fevereiro deste ano, gerando até 200 cavalos e 45,9 kgfm.

Continua depois da publicidade

Externamente, a Toro 2026 adotou novas guias em leds na porção superior da dianteira, trazendo elementos segmentados que remetem ao visual do Grande Panda, modelo europeu responsável por ditar a nova linguagem dos modelos da Fiat em todo o planeta.

Também há uma nova grade com filetes verticais proeminentes e um novo para-choque com grandes porções em preto fosco, ambos pensados para lembrar o projeto europeu. Nas laterais, as opções de rodas para todas as versões são novas.

A traseira adota pela primeira vez para-choque redesenhado e novas lanternas com todos os elementos luminosos de leds como ocorre no SUV estilo cupê Fiat Fastback.

Continua depois da publicidade

Por dentro, as novidades da Toro foram bem mais discretas e incluem novos acabamentos para bancos, forros das portas dianteiras e painel, mudando o estilo da cabine de uma configuração para a outra da picape, novos grafismos para o cluster de instrumentos e o muito aguardado freio eletrônico de estacionamento com função auto-hold, substituindo a antiga alavanca por um pequeno botão na parte inferior do console central.

A Toro era o único modelo da arquitetura Small Wide que não contava com o recurso, diferenciando-se dos “irmãos” da Jeep (Renegade, Compass e Commander) e da Ram (Rampage).

Experiência a bordo

De série, todas as versões da Fiat Toro 2026 saem de fábrica com freios a disco nas quatro rodas, faróis inteiramente em leds, rodas de liga leve (aro 17 até a Freedom e aro 18 nas superiores), freio eletrônico de estacionamento com auto hold, cluster digital de 7 polegadas, seis airbags, lanternas totalmente em leds, sensores traseiros de estacionamento e portas USB tipo A e C até para o pessoal de trás.

Continua depois da publicidade

Vários desses itens são novidade na variante Endurance, a mais barata da linha. A Freedom, um degrau acima, acrescenta câmera de ré, ar-condicionado de duas zonas, apoio de braço dianteiro e central multimídia com tela maior, de 8,4 polegadas.

Subindo na hierarquia, a Volcano agrega sensores dianteiros de estacionamento, bancos em couro, chave tipo “keyless”, rodas aro 18, sensores crepuscular e de chuva, retrovisor interno fotocrômico, carregador por indução, faróis de neblina em leds e banco do motorista com ajustes elétricos.

Já a Ultra é a configuração “top” com motor T270 e traz todos os itens da Volcano e acrescenta capota rígida para a caçamba, santo-antônio, detalhes externos escurecidos, acabamentos internos em vermelho, estribos em preto, bolsa de carga, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa e farol alto automático.

Continua depois da publicidade

A Ranch, mais cara com motor TD450, tem os mesmos itens da Ultra, com os acabamentos externos em cromado e os internos escurecidos.

A nova grafia do painel de instrumentos trouxe mais clareza a algumas informações e uma certa sofisticação extra à Toro, fazendo uma dupla correta com os acabamentos internos revisados para deixar o ambiente da picape mais condizente com o preço pedido segundo a tabela atual.

Apesar disso, a Fiat continuou a economizar na cabine, deixando de fora as saídas traseiras de ar-condicionado e os revestimentos de toque suave nas portas de trás – as peças são inteiramente em plástico rígido mesmo nas configurações mais caras, destoando da proposta do modelo.

Continua depois da publicidade

Para compensar, o ambiente é aconchegante e traz luzes de cortesia para todos.

Impressões ao dirigir

Atibaia/SP - O contato inicial com a Fiat Toro 2026 se deu de duas formas, alternando entre um circuito on-road feito por pistas pavimentadas a bordo da versão Ultra.

A outra parte foi em trechos off-road, parcialmente executado por estradas de terra e alguns pequenos obstáculos ao volante da variante Ranch.

Continua depois da publicidade

No off-road, a primeira experiência com a Toro equipada com o motor 2.2 turbodiesel agradou bastante, pois o bloco movido a óleo combustível é sensivelmente mais forte do que o do T270 flex.

Sobra disposição em todas as faixas de rotação, e a experiência foi enriquecida pelo som “castanhado” característico do propulsor a diesel.

A transmissão automática de 9 marchas e o sistema de tração seletiva são velhos conhecidos do público brasileiro e continuam executando suas tarefas com decência, a não ser por algumas ocasiões esporádicas em que o câmbio insiste em segurar marchas sem necessidade, queixa antiga nos modelos da Stellantis.

Continua depois da publicidade

Equipada com pneus todo-terreno, a Ranch mostrou um rodar muito suave e confortável o tempo inteiro, mesmo nos trechos de terra batida com desníveis que se apresentaram durante o trajeto escolhido pela marca, reforçando a ideia de dirigibilidade próxima a de um SUV sempre presente na picape intermediária da Fiat.

Já no asfalto, a Toro Ultra mostrou um comportamento bem mais comedido, mas ainda satisfatório e sem ter performance insuficiente quando é mais exigida.

Em ambos os casos, as médias de consumo oscilaram entre 13 km/l e 14 km/l, mostrando um bom nível de eficiência energética, pois a condução geral nos testes não teve a economia de combustível como prioridade.

Continua depois da publicidade

A Ultra alia o motor 1.3 turbo a uma caixa automática de 6 marchas com tração unicamente 4x2, apenas nas rodas dianteiras.

No final das contas, a última rodada de atualizações da Toro trouxe boas novidades sem pesar tanto nos preços, visando manter a competitividade da picape frente aos seus principais rivais – a Ford Maverick, com preços entre R$ 219.990 e R$ 239.990, a Renault Oroch, entre R$ 126.690 e R$ 140.790 e a Chevrolet Montana com valores entre R$ 141.590 e R$ 177.290.

Contra a Maverick, a Toro leva vantagem pela gama maior de versões e por oferecer motorização a diesel, no entanto, perde em desempenho, espaço interno e itens de série.

Se comparada à Oroch, a Toro se sobressai em todos os aspectos com exceção dos preços, consideravelmente mais elevados na picape da Fiat.

Na comparação com a Montana, a Toro traz as mesmas vantagens frente à Maverick, porém, seus preços são mais elevados do que na rival da Chevrolet.

Ficha técnica

Fiat Toro Ranch TD450

  • Motor: 2.2 turbodiesel, 2.184cm³, 4 cilindros, 16 válvulas, injeção direta
  • Potência: 200 cavalos a 3.500 rpm
  • Torque: 45,9 kgfm a 1.500 rpm
  • Tração: integral seletiva com opção 4x4 reduzida
  • Transmissão: automática de 9 marchas com opção de trocas na alavanca ou em “paddles shifters” no volante
  • Carroceria: picape intermediária monobloco, cabine dupla, com 4 portas e 5 lugares
  • Dimensões: 4,95 metros de comprimento, 1,84 metro de largura (sem espelhos), 1,67 metro de altura, 2,98 metros de entre-eixos e 19,8 centímetros de altura livre em relação ao solo (15,4 centímetros quando carregada)
  • Peso em ordem de marcha: 1.945 quilos
  • Suspensão: dianteira independente tipo MacPherson, dotada de braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora, traseira independente tipo multi-link com rodas independentes, links transversais e longitudinais e barra estabilizadora
  • Rodas e pneus: 18 polegadas em alumínio com pneus 225/60 R18
  • Freios: discos ventilados nas quatro rodas com ABS e EBD de série
  • Capacidade da caçamba: 937 litros/1.010 quilos
  • Tanque de combustível: 60 litros
  • Preço: R$ 228.490
TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados