Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O Fusca 1962 possui uma caracteristica diferenciada de todos os outros modelos de Fusca | Divulgação/carde.org
O fusca é um dos carros mais queridinhos dos colecionadores. Não importa o ano do veículo, a simpatia e a história chamam a atenção de várias gerações. Mas um específico chama a atenção por seu estado de conservação em Campos do Jordão: uma unidade fabricada em 1962.
Continua depois da publicidade
Ele foi tirado zero-km da concessionária pelo avô de Caio de Toledo, que manteve o exemplar único na família. A restauração caprichada foi feita por Vinícius Mamede.
Esse fusca possui um destaque interessante que o diferencia dos outros modelos: ele possui cerca de 50 opcionais instalados e inteiramente restaurados. É considerado o fusca mais equipado do mundo, segundo o portal Uol, com direito a cafeteira e ar-condicionado.
O que chama mais a atenção neste fusca é o Thermador Car Cooler, uma espécie de ar-condicionado improvisado para carros que surgiu em meados de 30 e ganhou fama nos anos 50.
Continua depois da publicidade
O sistema de ventilação funciona com gelo ou água gelada, que umedece uma esponja responsável por resfriar o ar antes de entrar na cabine. A ativação é feita por uma cordinha, que pode ser puxada novamente quando a esponja seca.
Externamente, o carro traz uma série de acessórios de época, como holofote Hella, faróis de milha Cibié, refletores olho-de-gato, lanterna de freio Safety e luz da placa, todos restaurados conforme os padrões originais.
Também inclui saias traseiras de roda e pneus Coker Classic com faixa branca, populares nos EUA. Outros detalhes de destaque é a grelha traseira para resfriamento do motor, defletor verde contra chuva e insetos, um brasão australiano raro no capô e um suporte de bandeira original.
Continua depois da publicidade
Dentro do Fusca, há uma baita estrutura que o carro pode oferecer ao seu motorista. Caso queira algum cafezinho, basta utilizar a cafeteira Paluxette, de fabricação alemã, que usa o acendedor de cigarros (que também fornece 6 volts de tensão) para aquecer a água e misturar ao pó.
Além disso, há um vaso de flores alemão de 1955, que era fabricado especialmente para carros da época.
O acendedor de cigarros Trico, inglês, é outro item adicionado posteriormente. Porta-maços e porta-cachimbos também estão inclusos.
Um cinzeiro acoplado à alavanca de câmbio, uma bússola, um ventilador e um rádio Blaupunkt deixa o carro mais tradicional e charmoso.
Continua depois da publicidade
Outro item raro que possui no Fusca 62 é a cadeirinha de bebê da Hércules, fabricada nos anos 1960 e que vai atrás, junto às persianas que vieram dos Estados Unidos. Os bancos têm capa da Kamei, reconhecida pela qualidade, e no teto da cabine há uma rede para armazenamento.
Outros detalhes incluem o quebra-joelhos da Kamei que, ao contrário do que sugere o nome, é uma proteção acolchoada no painel. Também há uma caixa de ferramentas da Hazet (cobiçada há meio século) e volante com aro e capas também modificados e raros.
Segundo o Carde, em uma matéria do portal Uol, o VW Fusca 1962 não pode ser avaliado só pelo estado de conservação e pelo valor monetário dos seus opcionais.
Continua depois da publicidade
"Seu verdadeiro significado está na história que ele representa - algo difícil de mensurar", explicou a assessoria do museu.
Porém, sendo baseado em Fuscas de idade e conservação semelhantes, podem custar centenas de milhares de reais.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade