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s utilitários esportivos "roubaram a cena" em todas as marcas automotivas. De um lado, atendem à crescente demanda do consumidor atual por veículos com algum charme "off-road", do tipo que ultrapassa sem dificuldades os eventuais obstáculos que surgem pelo caminho. Do outro, seguem a lógica capitalista dos fabricantes de automóveis, já que normalmente são modelos mais equipados, com maior valor agregado e que oferecem margens de lucro maiores que os hatches e sedãs mais básicos.
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No caso da Chevrolet, marca que lidera as vendas no Brasil desde 2016, são três modelos de SUVs disponíveis - Tracker, Equinox e Trailblazer. O maior é o Trailblazer, o SUV mais caro da marca, que conta com versões a diesel e a gasolina. A versão a gasolina é movida por um robusto motor V6 de 3,6 litros, com 279 cavalos de potência e 35,7 kgfm de força, números dignos de um esportivo.
O Chevrolet Trailblazer LTZ 3.6 V6 a gasolina parte de R$ 189.890 e tem como único opcional a cor da carroceria - o branco sólido do modelo testado custa R$ 700 a mais. O estilo segue a assinatura visual dos utilitários esportivos da Chevrolet e ressalta bem a robustez do carro, sem investir em linhas fluidas ou formas mais esportivas. A grade alongada e os novos faróis com luzes diurnas de leds horizontalizados compõem bem a frente larga. Mas é sob o amplo capô que está a principal atração do modelo. O trem de força do Trailblazer faz do modelo um dos mais esportivos da Chevrolet no Brasil, apesar das mais de duas toneladas.
Os 279 cavalos de potência surgem somente aos 6.400 rpm e os impressionantes 35,7 kgfm de torque máximo já aparecem aos 3.700 rpm. Tais números se traduzem em uma aceleração de zero a 100 km/h em 7,6 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 180 km/h. A transmissão automática de 6 velocidades conta com a função Active Select que, segundo a Chevrolet, otimiza o acoplamento da transmissão, o que resulta em respostas mais imediatas aos comandos do pedal do acelerador. Para garantir a capacidade para o "off-road" desejável em um utilitário esportivo, um comando no console central determina a tração a ser adotada - pode ser 4x2, 4x4 ou 4x4 com
reduzida.
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Além de um "powertrain" de respeito, o Trailblazer se destaca pelo substancial recheio tecnológico. Lá estão o tradicional sistema multimídia MyLink 2, com GPS e compatível com Android Auto e Apple CarPlay, e o OnStar, sistema de telemática que oferece serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e diagnóstico do automóvel, inclusive por meio de aplicativo para celular.
O modelo traz alertas de desvio de faixa, de colisão frontal, de veículo no ponto cego e de movimentação na traseira e um serviço de notificação automática em caso de acidente. Airbags frontais, laterais e de cortina, sistema isofix para fixação de cadeirinhas infantis, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistentes de partida em rampas e de descida reforçam a segurança.
Para aprimorar o conforto, estão lá o acendimento automático dos faróis, luzes diurnas de leds, sensor de chuva, partida remota do motor, câmera de ré e sensores de obstáculos dianteiros, sistema de áudio premium e vidros que podem ser abertos ou fechados de forma remota, por meio da chave. Tantos "privilégios" visam fazer com que o tamanho incomum - são 4,89 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,84 metro de altura - não incomode e o SUV da Chevrolet pareça menor do que é para quem dirige.(Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix)
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