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Entenda a diferença no tratamento de motores aspirados e turbinados | Divulgação
A lubrificação de motores é essencial para garantir o funcionamento coreto e prolongar a vida útil do “coração do carro”.
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Entretanto, as exigências de lubrificação variam entre motores aspirados e turbinados.
Propulsores aspirados não estão sujeitos às tensões térmicas e mecânicas dos turbinados. Por isso, a lubrificação é relativamente mais simples.
O óleo usado nos aspirados deve garantir fluidez e reduzir o atrito, especialmente em partidas a frio.
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Já os motores turbinados operam sob pressões e temperaturas elevadas devido ao uso do turbocompressor, exigindo um óleo mais resistente para suportar essas condições.
O lubrificante precisa proteger os turbos contra a oxidação e evitar a formação de depósitos de sujeira.
“Motores aspirados trabalham em condições menos extremas, por isso, a lubrificação se concentra principalmente em garantir que as partes móveis estejambem protegidas contra o desgaste. Já o lubrificante usado nos turbinados deve ter propriedades adicionais para manter a eficiência e prevenir danos”, explica Denilson Barbosa, gerente de Qualidade da YPF Brasil, que produz os óleos lubrificantes para automóveis da marca Elaion.
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