A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 03 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

McLaren lendária que deu último título a Ayrton Senna vai a leilão; veja por quanto

MP4/6 foi testada por Senna em fevereiro de 1991 e permitiu que ele conquistasse seu último campeonato de pilotos com a McLaren

Thacio Mello

03/11/2025 às 16:00  atualizado em 03/11/2025 às 16:11

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Carro será levado ao pregão com preço estimado entre 12 milhões e 15 milhões de dólares

Carro será levado ao pregão com preço estimado entre 12 milhões e 15 milhões de dólares | Divulgação/RM Sotheby's

A McLaren MP4/6 de 1991, pilotada por Ayrton Senna, tricampeão de Fórmula 1, que venceu o Grande Prêmio do Brasil de 1991 em Interlagos, será leiloada pela RM Sotheby's.

Continua depois da publicidade

Ayrton Senna cruza a linha de chegada no GP Brasil de 1991, em Interlagos, sob chuva intensa | Divulgação/RM Sotheby's
Ayrton Senna cruza a linha de chegada no GP Brasil de 1991, em Interlagos, sob chuva intensa | Divulgação/RM Sotheby's
Detalhe do motor V-12 da McLaren MP4/6, capaz de girar a 13.800 rpm | Divulgação/RM Sotheby's
Detalhe do motor V-12 da McLaren MP4/6, capaz de girar a 13.800 rpm | Divulgação/RM Sotheby's
Senna precisou de ajuda para sair do carro após a corrida devido a cãibras musculares | Divulgação/RM Sotheby's
Senna precisou de ajuda para sair do carro após a corrida devido a cãibras musculares | Divulgação/RM Sotheby's
A McLaren MP4/6 de 1991, carro com que Senna venceu em casa, será leiloada pela RM Sotheby's | Eduardo Anizelli/Folhapress
A McLaren MP4/6 de 1991, carro com que Senna venceu em casa, será leiloada pela RM Sotheby's | Eduardo Anizelli/Folhapress
O câmbio da McLaren travou na sexta marcha, desafiando o tricampeão na chuva | Divulgação/RM Sotheby's
O câmbio da McLaren travou na sexta marcha, desafiando o tricampeão na chuva | Divulgação/RM Sotheby's
Neil Oatley e Gordon Murray foram os responsáveis pelo projeto e direção técnica do carro | Divulgação/RM Sotheby's
Neil Oatley e Gordon Murray foram os responsáveis pelo projeto e direção técnica do carro | Divulgação/RM Sotheby's
Carro histórico tem preço estimado entre US$12 e US$15 milhões, cerca de R$64 a R$80 milhões | Divulgação/RM Sotheby's
Carro histórico tem preço estimado entre US$12 e US$15 milhões, cerca de R$64 a R$80 milhões | Divulgação/RM Sotheby's

O carro será levado ao pregão com preço estimado entre 12 milhões e 15 milhões de dólares (R$ 64,6 milhões a R$ 80,7 milhões, na cotação atual).

A MP4/6 foi testada por Senna em fevereiro de 1991 e permitiu que ele conquistasse seu último campeonato de pilotos com a McLaren, em 1991. O Grande Prêmio do Brasil de 1991 e a McLaren MP4/6 ficaram marcados pela vitória de Senna, disputada sob chuva intensa, quando o câmbio travou na sexta marcha, dificultando o trajeto.

“Nas voltas finais, tive que deixar o carro na maior marcha”, disse Senna após vencer em casa com o MP4/6.

Continua depois da publicidade

“A chuva não me ajudou e eu estava realmente esperando que eles parassem a corrida. Nas curvas lentas, eu estava puxando apenas 2.000 rpm e o motor estava quase parando”, completou na época.

O brasileiro cruzou a linha de chegada com apenas 2,991 segundos de vantagem sobre Riccardo Patrese. Senna precisou de ajuda para sair do carro devido a cãibras e espasmos musculares causados pelo cinto de segurança muito apertado.

“Nas curvas rápidas, o carro sempre queria avançar. Vi Patrese chegando e achei que não conseguiria, mas senti que era meu dever vencer aqui”, disse Senna na época.

Continua depois da publicidade

O leilão destaca as especificações do veículo:

“O carro foi uma obra-prima de engenharia entregue pelo projetista-chefe Neil Oatley, sob a direção técnica de Gordon Murray. Ele apresentava um motor V-12 de 3,5 litros, capaz de produzir 720 cavalos de potência e girar a incríveis 13.800 rpm, acoplado a uma caixa de câmbio manual de seis velocidades, e tudo alojado em um chassi com carroceria de fibra de carbono”, detalhou a listagem do leilão.

Grande Premio de São Paulo

O GP de São Paulo é um dos mais aguardados do calendário, pois costuma definir o campeão e se mantém imprevisível.

Continua depois da publicidade

Os ingressos para os setores tradicionais em Interlagos já estão esgotados, mas ainda é possível usufruir de duas experiências especiais.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados