Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Mesmo não sendo híbrido ou elétrico, o veículo tinha um consumo impressionante | Divulgação
Se hoje o mercado atual venera os carros elétricos, a Honda hostentava em 1990 um carro que fazia 42 KM/L e tinha design futurista e arrojado. Mas, por alguns motivos, o carro vendeu pouco e quase ninguém se lembra que um dia ele circulou nas ruas.
Continua depois da publicidade
Estamos falando do Honda Insight, projeto concebido há mais de 30 anos, mas que, se fosse colocado nas garagens atuais, arrancaria elogios dos proprietários.
Isso porque, além de econômico e com desenho chamativo, ele é durável. Há casos de motoristas que já acumularam mais de 1 milhão de quilômetros no hodômetro desse tanque de guerra injustiçado.
O conceito do qual o Insight faz parte é o EP-X, que significa "Efficient Personal eXperimental".
Continua depois da publicidade
Esse nome já indicava o foco em eficiência e inovação. Pesando apenas 620 kg, ele tinha uma carroceria de alumínio e um design aerodinâmico até nas rodas traseiras, o que ajudava a reduzir o consumo de combustível.
Com 3,70 metros de comprimento, largura de 1,50 m e altura de 1,24 m, o carro acomodava duas pessoas em um arranjo inspirado em motocicletas — com o passageiro sentado atrás do motorista.
O Honda EP-X contava com um motor 1.0 de três cilindros VTEC-E e 70 cv de potência, equipado com comando de válvulas variável ajustado para máxima economia.
Continua depois da publicidade
Isso permitia um consumo surpreendente de cerca de 42 km/l, superior até a muitos híbridos lançados anos depois.
Além disso, seu painel trazia uma tela de cristal líquido, uma novidade tecnológica para o início dos anos 90. O teto traseiro de vidro podia ser aberto, facilitando o acesso ao porta-malas e funcionando como uma saída de emergência.
O conceito serviu como base para vários elementos incorporados ao Honda Insight, que foi fabricado entre 2000 e 2006 e rivalizou diretamente com o Toyota Prius, pioneiro da motorização híbrida.
Continua depois da publicidade
Infelizmente, o Insight nunca foi vendido no Brasil.
O EP-X destacou-se como um projeto visionário que levou ao desenvolvimento de tecnologias mais limpas e eficientes, refletindo o crescente respeito ambiental já em 1991.
Além da economia de combustível, o EP-X mostra que inovação e sustentabilidade podem andar lado a lado desde as décadas passadas.
Continua depois da publicidade
Para quem valoriza tecnologia e consciência ambiental, esse conceito ainda inspira a indústria automobilística atual.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade