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Melhor que elétrico e híbrido: Honda de 1990 fazia 42 km/L, mas vendeu pouco

Conceito de mais de 30 anos acabou servindo de base para outros lançamentos da marca posteriormente

Leonardo Sandre

15/10/2025 às 14:28  atualizado em 15/10/2025 às 14:31

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Mesmo não sendo híbrido ou elétrico, o veículo tinha um consumo impressionante

Mesmo não sendo híbrido ou elétrico, o veículo tinha um consumo impressionante | Divulgação

Se hoje o mercado atual venera os carros elétricos, a Honda hostentava em 1990 um carro que fazia 42 KM/L e tinha design futurista e arrojado. Mas, por alguns motivos, o carro vendeu pouco e quase ninguém se lembra que um dia ele circulou nas ruas.

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Estamos falando do Honda Insight, projeto concebido há mais de 30 anos, mas que, se fosse colocado nas garagens atuais, arrancaria elogios dos proprietários.

Isso porque, além de econômico e com desenho chamativo, ele é durável. Há casos de motoristas que já acumularam mais de 1 milhão de quilômetros no hodômetro desse tanque de guerra injustiçado.

Conceito avançado para a época

O conceito do qual o Insight faz parte é o EP-X, que significa "Efficient Personal eXperimental".

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Esse nome já indicava o foco em eficiência e inovação. Pesando apenas 620 kg, ele tinha uma carroceria de alumínio e um design aerodinâmico até nas rodas traseiras, o que ajudava a reduzir o consumo de combustível.

Com 3,70 metros de comprimento, largura de 1,50 m e altura de 1,24 m, o carro acomodava duas pessoas em um arranjo inspirado em motocicletas — com o passageiro sentado atrás do motorista.

Tecnologia e design inovadores

O Honda EP-X contava com um motor 1.0 de três cilindros VTEC-E e 70 cv de potência, equipado com comando de válvulas variável ajustado para máxima economia.

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Isso permitia um consumo surpreendente de cerca de 42 km/l, superior até a muitos híbridos lançados anos depois.

Além disso, seu painel trazia uma tela de cristal líquido, uma novidade tecnológica para o início dos anos 90. O teto traseiro de vidro podia ser aberto, facilitando o acesso ao porta-malas e funcionando como uma saída de emergência.

Por que o EP-X é um laboratório sobre rodas

O conceito serviu como base para vários elementos incorporados ao Honda Insight, que foi fabricado entre 2000 e 2006 e rivalizou diretamente com o Toyota Prius, pioneiro da motorização híbrida.

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Infelizmente, o Insight nunca foi vendido no Brasil.

O EP-X destacou-se como um projeto visionário que levou ao desenvolvimento de tecnologias mais limpas e eficientes, refletindo o crescente respeito ambiental já em 1991.

O que podemos aprender com o EP-X hoje?

Além da economia de combustível, o EP-X mostra que inovação e sustentabilidade podem andar lado a lado desde as décadas passadas.

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Para quem valoriza tecnologia e consciência ambiental, esse conceito ainda inspira a indústria automobilística atual.

Benefícios da inovação aplicada no EP-X

  • Consumo recorde de combustível, cerca de 42 km/l.
  • Carroceria leve de alumínio, que reduz o peso total para 620 kg.
  • Design aerodinâmico avançado, incluindo rodas traseiras cobertas.
  • Configuração diferenciada para acomodar duas pessoas eficientemente.
  • Tecnologia pioneira em comando de válvulas variável para economia.
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