A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 18 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

'Novo' modelo de placa com 3 letras e 3 números surge em São Paulo e desperta dúvidas

Afinal, quem deve usar o padrão de placa preta com essa configuracão?

Joseph Silva

18/11/2025 às 21:47  atualizado em 18/11/2025 às 21:49

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Flagrante da Gazeta mostra placa fora do padrão nacional

Flagrante da Gazeta mostra placa fora do padrão nacional | Gazeta SP

Em dezembro de 2018, os órgãos de regulamentação de trânsito do Brasil implementaram um novo modelo de placa veicular: o padrão Mercosul. A regra gerou polêmica devido à obrigatoriedade de troca das placas até então usadas nacionalmente. 

Continua depois da publicidade

Agora, uma configuração de placa diferente tem gerado dúvidas em quem avista o modelo. Pouco similar ao modelo principal vigente, a placa mostra três letras e três algarismos, além de ser preenchida por cor preta.

Afinal, porque alguns veículos estão rodando com esse modelo de identificação? Trata-se de um novo modelo de placas que todos os motoristas deverão adotar?

A placa preta de seis caracteres

As respostas para essas perguntas estão nos detalhes. Diferente da placa modelo Mercosul, possui uma demarcação de origem do veículo bem explícita. É neste ponto que reside a fonte de esclarecimento.

Continua depois da publicidade

Placa com configuração "estranha" é da Argentina. Foto: Gazeta SP

No flagrante feito pela reportagem da Gazeta, a placa mostra de forma clara a origem do veículo: Argentina. No caso do Volkswagen Space Fox fotografado próximo à avenida Faria Lima, a placa se distingue do padrão brasileiro.

A placa do modelo Mercosul, usada no Brasil e em outros países da América Latina, é composta por sete caracteres alfanuméricos na sequência: 3 letras, 1 número, 1 letra e 2 números (formato LLLNLNN).

Além disso, a placa que atualmente segue o novo padrão estabelecido em 2018 tem fundo branco, o que padroniza o estilo para veículos emplacados desde então.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que a obrigatoriedade em trocar a placa de veículos para o padrão Mercosul caiu em 2023. Atualmente, somente em casos específicos, como veículos novos e frotas são passíveis de emplacamento obrigatório com o padrão Mercosul.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados