Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Flagrante da Gazeta mostra placa fora do padrão nacional | Gazeta SP
Em dezembro de 2018, os órgãos de regulamentação de trânsito do Brasil implementaram um novo modelo de placa veicular: o padrão Mercosul. A regra gerou polêmica devido à obrigatoriedade de troca das placas até então usadas nacionalmente.
Continua depois da publicidade
Agora, uma configuração de placa diferente tem gerado dúvidas em quem avista o modelo. Pouco similar ao modelo principal vigente, a placa mostra três letras e três algarismos, além de ser preenchida por cor preta.
Afinal, porque alguns veículos estão rodando com esse modelo de identificação? Trata-se de um novo modelo de placas que todos os motoristas deverão adotar?
As respostas para essas perguntas estão nos detalhes. Diferente da placa modelo Mercosul, possui uma demarcação de origem do veículo bem explícita. É neste ponto que reside a fonte de esclarecimento.
Continua depois da publicidade
Placa com configuração "estranha" é da Argentina. Foto: Gazeta SPNo flagrante feito pela reportagem da Gazeta, a placa mostra de forma clara a origem do veículo: Argentina. No caso do Volkswagen Space Fox fotografado próximo à avenida Faria Lima, a placa se distingue do padrão brasileiro.
A placa do modelo Mercosul, usada no Brasil e em outros países da América Latina, é composta por sete caracteres alfanuméricos na sequência: 3 letras, 1 número, 1 letra e 2 números (formato LLLNLNN).
Além disso, a placa que atualmente segue o novo padrão estabelecido em 2018 tem fundo branco, o que padroniza o estilo para veículos emplacados desde então.
Continua depois da publicidade
Vale lembrar que a obrigatoriedade em trocar a placa de veículos para o padrão Mercosul caiu em 2023. Atualmente, somente em casos específicos, como veículos novos e frotas são passíveis de emplacamento obrigatório com o padrão Mercosul.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade