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SUV compacto Tera chega às concessionárias no dia 5 de junho | Divulgação
O SUV compacto Tera chega às concessionárias no dia 5 de junho, com preço promocional de lançamento de R$ 99.990 na versão de entrada MPI com câmbio manual, limitada a 999 unidades, variante que custará R$ 103.990 regularmente.
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A Volkswagen não esconde que uma das principais apostas do Tera é seu preço inicial.
Na gama do estreante, mantém a 1.0 TSI AT, a R$ 116.990, a Comfort TSI, a R$ 126.990, a Comfort, a R$ 126.990, a High, a R$ 139.990, e a High com pacote Outfit The Edition, a R$ 142.290, com rodas em preto, multimídia do tipo flutuante, banco com cores claras e costura em azul e acabamento interno exclusivo.
Em uma estratégia comercial que faz lembrar a adotada por algumas marcas chinesas recentemente chegadas ao Brasil, o Tera posiciona-se com um preço inicial inferior ao de seus adversários: o Fiat Pulse (parte de R$ 116.990), o Renault Kardian (a partir de R$ 106.990), o Citroën Aircross (a partir de R$ 111.990) e o Nissan Kicks Play (a partir de R$ 117.990).
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O novo SUV da Volkswagen traz as opções de cores Preto Ninja e Branco Cristal (sólidas), Cinza Platinum e as inéditas Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico, as quatro últimas metálicas, com o Azul Ártico e o Preto Ninja sem custo adicional.
A Volkswagen do Brasil coloca o Tera no mercado acompanhado de duas inovações. Uma deles é o Otto, primeira Inteligência Artificial desenvolvida por uma fabricante de automóveis no país, com criação de linguagem da equipe da VW Tech e parceria com a Centture Brasil.
De acordo com a Volkswagen, integrado ao app “Meu VW 2.0”, o Otto oferece uma nova forma de se dirigir e de se conectar.
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Nativo no aplicativo do celular com espelhamento do VW Play Connect, o Otto é capaz de produzir respostas generativas, acionado pela frase “Fala, Otto”, podendo se integrar com aplicativos de navegação como Waze, Google Maps e Apple Mapas.
Ele estará disponível no segundo semestre deste ano via espelhamento do celular como item de série nas versões Comfort e High e como opcional na TSI MT para os clientes que tiverem o pacote de conexão ativado no momento da compra.
Outra novidade que acompanha o lançamento do SUV compacto é o Tera 3DExperience. Disponível para laptops e smartphones, permitirá ao motorista visualizar e configurar o carro em sua casa.
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Produzido em Taubaté (SP), o Tera será exportado para 20 países, especialmente da América Latina.
Todas as variantes trazem seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), controle eletrônico de estabilidade e de tração, bloqueio eletrônico do diferencial e sistemas de detecção de fadiga do motorista e de perda de pressão dos pneus.
Para as mais caras, Comfort e High, o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) é item de série e opcional para as outras.
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O pacote ADAS oferece mais recursos de segurança na High, como assistente de mudança de faixa (Lane Assist), câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga.
O Tera tem faróis de full-leds em todas as configurações e lanternas, também em leds, com efeito “click-clack” (com as luzes se interligando, inspiradas no Passat e no Tiguan).
O Tera tem direção com assistência elétrica com ajuste de altura e de profundidade, ar-condicionado, piloto automático, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, painel de instrumentos digital, sensores de estacionamento traseiro e portas USB na frente e assistente de partida em rampa.
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Na Comfort e na High, adiciona o sistema Kessy de acesso ao veículo sem uso de chave e partida do motor por botão e volante multifuncional com revestimento em material premium.
De série na High, há painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, ar-condicionado Climatronic Toch e carregador de celular por indução. Pela primeira vez, a Volkswagen adota os elementos conhecidos por “Easter Eggs”, tradicionalmente encontrados nos modelos da Jeep.
No Tera, eles aparecem junto ao vidro traseiro com ícones da marca no Brasil, o Fusca e o Gol, formando uma fileira gráfica ao lado de um Tera estilizado.
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Com 4,14 metros de comprimento, 1,77 metro de largura (sem os retrovisores), 1,47 metro de altura, 2,56 metros de distância de entre-eixos, 350 litros de capacidade do porta-malas, 49 litros no tanque de combustível e 1.078 de peso, o Tera traz dois tipos de motorização.
A 1.0 MPI tem até 77 cavalos de potência a 6.450 rpm e 10,3 kgfm de torque a 3 mil rpm, com aceleração de zero a 100 km/h em 13,8 segundos e velocidade máxima de 162 km/h, com etanol, sempre ligada ao câmbio manual de 5 marchas.
Já o motor 1.0 170 TSI (turbo) de até 116 cavalos a 5 mil rpm e 16,8 kgfm de 1.750 a 4.500 rpm tem aceleração em 11,7 segundos e 184 km/h de final, também com etanol, e está associado à transmissão automática de 6 marchas.
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