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Automotor

Pajero com novos contornos

Pajero Sport recebe reestilização na linha 2021 e se aproxima visualmente do Eclipse Cross

19/06/2020 às 19:30  atualizado em 19/06/2020 às 19:32

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Pajero Sport

Pajero Sport | Divulgação

A demanda por utilitários esportivos não dá sinais de que vá arrefecer. A japonesa Mitsubishi é uma das marcas que mais investem em SUVs, e no Brasil, comercializa atualmente o ASX, o Eclipse Cross, o Outlander, o Pajero Full e o Pajero Sport, além da picape L200, o veículo mais vendido da marca no país. Agora, quem desembarca nas concessionárias é a linha 2021 do Pajero Sport. Sucessor do Pajero Dakar, o Sport é atualmente o mais luxuoso e tecnológico veículo da Mitsubishi. No modelo 2021, ganhou retoques no visual e começa a chegar ainda em junho às concessionárias. O estilo repaginado do Pajero Sport antecipa como será a futura L200 Triton produzida em Goiás, que terá sua nova geração apresentada em breve.

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As mudanças na linha 2021 estão concentradas na dianteira, na qual o farol teve seu visual atualizado e passa a ser dividido em dois níveis. Os faróis principais e os de neblina são equipados com o sistema Adaptive Front Lighting System (AFS), que direciona o feixe de luz de acordo com o esterço do volante, para melhor visibilidade em trechos de curva. A grade também foi levemente retocada, com frisos mais retilíneos. Na traseira, um ponto polêmico da atual geração do SUV, o para-choque perdeu o antigo prolongamento refletivo que criava uma sensação de ampliação das lanternas. Elas mantiveram o formato, mas receberam um novo arranjo interno em led. Na parte superior, o Pajero Sport ganhou um novo aerofólio e uma antena tipo barbatana de tubarão.

Macaque in the trees
A área interna é um dos destaques do modelo, com amplo espaço para bagagens, além da capacidade de sete passageiros

Sob o capô, o Pajero Sport preserva o motor MIVEC 2.4L turbodiesel da linha 2020, com 16 válvulas, DOHC, turbocompressor e injeção direta, que produz 190 cavalos e 43,9 kgfm. O câmbio é automático de 8 marchas, com opção de trocas sequenciais por meio dos "paddles shifters" atrás do volante. O mesmo "powertrain" deve ser adotado na futura geração da picape L200. Em termos de dispositivos de segurança, o Pajero Sport traz freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controles de estabilidade (ASC) e de tração (ATC), sete airbags (dois dianteiros, um para os joelhos do motorista, dois laterais dianteiros e dois de cortina, inclusive para a terceira fileira de bancos). O sistema MiTEC - Mitsubishi Motors Intuitive Technology - opera por meio de sensores e trabalha para guiar, proteger, alertar e conectar, sem mesmo que o motorista saiba. A versão HPE-S ainda acrescenta monitor de pontos cegos (com exibição do local do obstáculo no quadro de instrumentos), monitor de tráfego traseiro com frenagem, piloto automático adaptativo - o veículo freia e acelera sem a intervenção do motorista, fazendo automaticamente a leitura da velocidade de outro veículo à frente - e frenagem autônoma de emergência.

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Em termos de capacidades off-road, o Pajero Sport ostenta a autoridade da Mitsubishi no assunto. O sistema Super Select 4WD-II (SS4-II) oferece quatro modos distintos de operação incluindo a reduzida. Por meio do seletor no console central, ele pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso. O Pajero Sport 2021 conta ainda com o Off-Road Mode, com quatro opções: Gravel (grama), Mud/Snow (lama/neve), Sand (areia) e Rock (pedra). Para situações mais extremas, o SUV conta com bloqueio do diferencial do eixo traseiro, o RD Lock. O Hill Start Assist System (HSA), assistente de partida em rampa, evita que o veículo recue ou avance em locais inclinados. E o sistema Adaptive Hill Decent Control, controle de descida de rampa, mantém a velocidade do carro constante em descidas íngremes, dispensando o acionamento do pedal de freio.

Macaque in the trees
Mitsubishi Pajero Sport HPE-S

Os preços do Pajero Sport 2021 já foram definidos: R$ 291.990 para a versão HPE e R$ 318.990 para a HPE-S. A versão HPE pode ser adquirida com um pacote de opcionais que inclui teto solar e sistema Adaptive Cruise Control (ACC), pelo valor de R$ 8 mil. O SUV está disponível em seis diferentes cores de carroceria, incluindo as inéditas Branco Diamond e Cinza Graphite, acompanhadas de rodas de aro 18 em estilo diamantado. A estimativa da HPE Automotores é comercializar cerca de 300 carros por mês, a mesma média do modelo anterior. No entanto, isso apenas quando a abertura das concessionárias estiver liberada.

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Por dentro da novidade

No Pajero Sport, a capacidade para sete passageiros está mantida e a entrada do motorista e dos passageiros pode ser feita por aproximação. Com as chaves no bolso ou na bolsa, basta se aproximar do veículo e apertar um botão localizado na maçaneta da porta do motorista para as portas se destravarem. A ignição é feita também ao toque em um botão. O console central alto com acabamento em Black Piano e detalhes cromados envolvem toda a parte dianteira, reunindo os principais recursos, como seletor de tração, botões para escolha do piso e o freio de estacionamento eletrônico. O novo sistema de entretenimento da versão HPE-S tem tela de 8 polegadas sensível ao toque – a HPE permanece com a de 7 polegadas – e compatível com smartphones iPhone e Android.

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A Pajero Sport HPE-S tem 4,79 m de comprimento, 1,81 m de altura e 1,82 m de largura

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A área interna é um dos destaques, não só para os ocupantes, mas graças também ao amplo espaço para bagagens. O porta-malas tem capacidade para 971 litros. Com os bancos da segunda fileira rebaixados, sobe para 1.731 litros, e com o assoalho totalmente plano. O volante é multifuncional, com todos os comandos como controle de som e ligações telefônicas às mãos do motorista, assim como o sistema de piloto automático e o comando de voz. Há uma entrada USB na parte dianteira, e os passageiros que viajam no bando de trás têm outras duas entradas para carregar o celular. O console central traz uma tomada de 120V (AC). O ar-condicionado dual zone tem regulagem digital e independente para motorista e passageiro do banco da frente, com saídas de ar posicionadas também na segunda e terceira fileiras de bancos.

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