Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Renault Sandero | /Marcelo Queiroz/Agência AutoMotrix
Cinco anos após o lançamento, a atual geração dos Renault Sandero e Logan precisava passar por mudanças para continuar competitiva. Diante da proliferação de rivais mais modernos em seus segmentos, a marca francesa decidiu aplicar aos dois compactos uma reestilização específica para o mercado local, reforçar a segurança e o conforto dos passageiros e abandonar o sofrível câmbio automatizado em favor de um legítimo automático do tipo CVT. Os motores permanecem os mesmos: 1.0 SCe 12V de três cilindros e 1.6 16V de quatro cilindros para Sandero e Logan, além do 2.0 16V de quatro cilindros com 150 cavalos, exclusivo da versão esportiva R.S. do Sandero.
Continua depois da publicidade
Na dianteira, Sandero e Logan ganharam novos para-choques, de aspecto mais encorpado, enquanto a grade ficou mais ampla e composta por filetes horizontais mais elegantes. Os faróis mantêm os contornos dos antigos, mas tiveram seus elementos internos todos redesenhados, incorporando luzes diurnas em forma de "C", uma nova característica estilística da marca. A versão aventureira Stepway ficou mais discreta, especialmente no para-choque dianteiro. A frente é a mesma da linha 2019. A fabricante francesa justifica que o design da versão já segue o padrão global da linha esportiva da marca.
Um aspecto curioso dos novos Sandero e Logan, mais especificamente das versões equipadas com motor 1.6 e transmissão automática CVT, foi o aumento do vão livre entre a carroceria e o solo em 4,5 centímetros. Além de deixar os carros consideravelmente mais altos, essa elevação "obrigou" os designers da marca a aplicarem molduras plásticas nas caixas de rodas e soleira das portas, e também a adotar rodas de 16 polegadas para tentar equilibrar o visual. O resultado é controverso, especialmente no caso do Logan, já que sedãs de suspensão elevadas causam grande estranheza.
O preço inicial da Life 1.0 parte de R$ 46.990 para o Sandero e de R$ 50.490 para o Logan. A Zen pode vir equipada com motor 1.0 ou 1.6. No Sandero, o preço da versão 1.0 parte de R$ 49.990 e a 1.6, de R$ 55.990. O Logan Zen 1.0 começa em R$ 53.490 e a 1.6, em R$ 59.490. A versão Zen 1.6 CVT X-Tronic fica em R$ 62.990 no Sandero e em R$ 66.490 no Logan. Na parte mais elevada da tabela de preços, a Intense 1.6 CVT X-Tronic sai por R$ 65.490 no Sandero e por R$ 68.990 no Logan. Topo de linha do Logan, a Iconic 1.6 CVT X-Tronic sai por R$ 71.090. A versão esportiva R.S. 2.0 do Sandero fica em R$ 69.690. A Stepway também é oferecida em três níveis de acabamento, sempre com motorização 1.6 16V: a Zen, com câmbio manual, parte de R$ 61.190, enquanto a Intense e a Iconic, ambas automáticas CVT, são oferecidas por R$ 70.990 e R$ 73.090, respectivamente.
Continua depois da publicidade
Por dentro, as mudanças foram ainda mais pontuais. Equipamentos de segurança, que agora inclui de série, em todas as versões, mesmo na básica Life 1.0, quatro airbags (dois frontais e dois laterais) e duas fixações Isofix. A forração do teto agora é na cor preta, sugerindo mais sofisticação, e os bancos ficaram mais envolventes e confortáveis, além de serem forrados com tecidos de boa qualidade. O Stepway traz os bancos revestidos em um belo padrão bicromático. O interior do Sandero R.S. tem o preto predominante com detalhes em vermelho nos bancos, nas forrações e no volante.
Quatro adultos viajam bem no carro, porém, há espaço suficiente para um quinto passageiro sem que todos fiquem espremidos no banco de trás. Há travas elétricas em todas as portas, contudo, na versão Life, apenas o motorista e o passageiro dianteiro contam com acionamento elétrico dos vidros, um arranjo também comum em carros da categoria. Outro item de série muito bem-vindo em todas as configurações é o ar-condicionado, de ajuste manual na versões básica e intermediárias e automático na Intense e na Iconic 1.6 CVT X-Tronic e no R.S. 2.0.
O sistema multimídia Media Evolution vem de série a partir da versão Zen 1.0 e incorpora tecnologia Android Auto e Apple CarPlay, que permite usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e áudios de WhatsApp. A tela "touchscreen" de sete polegadas agora é do tipo capacitiva, com melhor precisão do toque. O Media Evolution ainda traz as funções Bluetooth, câmera de ré (em algumas versões), Eco Scoring e Eco Coaching - orientam o motorista sobre como economizar combustível.(Marcelo Queiroz/Agência AutoMotrix)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade