Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Quando a recirculação do ar é ativada, o carro fecha as entradas de ar externo | Reprodução YouTube/Douglas Gualberto
Você provavelmente já reparou em um botão no painel do carro com o desenho de uma seta circular dentro de um veículo. Trata-se da função de recirculação de ar. Pouca gente sabe como usá-la e menos ainda sabe da importância dela.
Continua depois da publicidade
Essa função é essencial não só para o conforto do motorista e do passageiro, mas também para a segurança de ambos. Entenda a seguir como e quando usá-la corretamente.
Nos carros, o sistema de ar-condicionado normalmente puxa o ar de fora do veículo. Esse ar externo passa por um filtro e pelo sistema de refrigeração, onde é resfriado ou aquecido conforme a temperatura escolhida pelo motorista.
Mas quando a recirculação do ar é ativada, o carro fecha as entradas de ar externo e passa a reutilizar o ar que já está dentro da cabine. Em outras palavras, o ar não vem mais de fora – ele circula várias vezes dentro do carro.
Continua depois da publicidade
Essa função é útil em locais com muita poluição, fumaça ou poeira, como túneis, avenidas com trânsito pesado ou estradas de terra.
Ao impedir que o ar externo entre, o sistema ajuda a manter o interior do veículo mais limpo e fresco, evitando, inclusive, problemas de saúde.
Em dias ensolarados, essa função também pode ser útil. Um jeito simples de o ar-condicionado gelar mais rápido é ativar a recirculação assim que o ar frio começar a sair.
Continua depois da publicidade
Isso faz o sistema reaproveitar o ar já resfriado, em vez de puxar o ar quente de fora, aumentando o conforto e ainda reduzindo o consumo de combustível.
Apesar de ser útil, não é recomendado usar a recirculação do ar por muito tempo. Isso porque o ar deixa de ser renovado e o oxigênio dentro do carro diminui, dando lugar ao gás carbônico – o que pode causar sono, falta de ar e de atenção ao volante.
Além disso, o excesso de umidade causado pelo ar quente pode embaçar os vidros, prejudicando a visibilidade.
Continua depois da publicidade
O ideal é não manter a recirculação ligada por mais de dez minutos e, sempre que possível, permitir a entrada de ar externo.
Também é essencial fazer a manutenção regular do sistema de ar-condicionado, incluindo a limpeza de filtros e componentes, para evitar acúmulo de umidade e mau funcionamento.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade