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Porsche 911 GTS híbrido de R$ 1,2 mi acelera em 3s e chega ao Brasil

Um dos destaques da nova geração é o Carrera GTS, o primeiro 911 equipado com sistema híbrido

Daniel Dias

25/05/2025 às 20:00

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Inicialmente, mercado brasileiro recebe oito versões do carro produzido na Alemanha

Inicialmente, mercado brasileiro recebe oito versões do carro produzido na Alemanha | Divulgação

A nova geração do Porsche 911 Carrera acaba de desembarcar no Brasil. Inicialmente, o mercado brasileiro recebe oito versões do carro produzido na Alemanha:

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  • 911 Carrera Coupé a R$ 930 mil
  • 911 Carrera Cabriolet a R$ 980 mil
  • 911 Carrera T Coupé a R$ 980 mil
  • 911 Carrera T Cabriolet a R$ 1,04 milhão
  • 911 Carrera GTS Coupé a R$ 1,18 milhão
  • 911 Carrera GTS Cabriolet a R$ 1,23 milhão
  • 911 GT3 a R$ 1,46 milhão.
  • 911 GT3 Pacote Touring a R$ 1,46 milhão
Nova geração do Porsche 911 Carrera acaba de desembarcar no Brasil.
Nova geração do Porsche 911 Carrera acaba de desembarcar no Brasil.
Mercado brasileiro recebe oito versões do carro produzido na Alemanha, sendo o 911 Carrera Coupé com preço de R$ 930 mil, o 911 Carrera Cabriolet e o 911 Carrera T Coupé a R$ 980 mil, o 911 Carrera T Cabriolet a R$ 1,04 milhão, o 911 Carrera GTS Coupé a R$ 1,18 milhão, o 911 Carrera GTS Cabriolet a R$ 1,23 milhão e o 911 GT3 e o 911 GT3 Pacote Touring a R$ 1,46 milhão.
Mercado brasileiro recebe oito versões do carro produzido na Alemanha, sendo o 911 Carrera Coupé com preço de R$ 930 mil, o 911 Carrera Cabriolet e o 911 Carrera T Coupé a R$ 980 mil, o 911 Carrera T Cabriolet a R$ 1,04 milhão, o 911 Carrera GTS Coupé a R$ 1,18 milhão, o 911 Carrera GTS Cabriolet a R$ 1,23 milhão e o 911 GT3 e o 911 GT3 Pacote Touring a R$ 1,46 milhão.
Um dos destaques da nova geração é o Carrera GTS, o primeiro 911 equipado com sistema híbrido.
Um dos destaques da nova geração é o Carrera GTS, o primeiro 911 equipado com sistema híbrido.
Sistema T-Hybrid, aplicado às variantes Carrera GTS Coupé e GTS Cabriolet (conversível), tem um motor elétrico instalado entre o compressor e o rotor da turbina que acelera automaticamente o turbo, criando pressão de sobrealimentação.
Sistema T-Hybrid, aplicado às variantes Carrera GTS Coupé e GTS Cabriolet (conversível), tem um motor elétrico instalado entre o compressor e o rotor da turbina que acelera automaticamente o turbo, criando pressão de sobrealimentação.
Recurso do turbo elétrico dispensa a válvula de alívio e permite o uso de apenas uma turbina em vez das duas anteriores.
Fotos: Divulgação
Recurso do turbo elétrico dispensa a válvula de alívio e permite o uso de apenas uma turbina em vez das duas anteriores. Fotos: Divulgação

Um dos destaques da nova geração é o Carrera GTS, o primeiro 911 equipado com sistema híbrido, batizado de T-Hybrid, herdando os turbocompressores da geração anterior do GTS.

Sistema

O sistema T-Hybrid, aplicado às variantes Carrera GTS Coupé e GTS Cabriolet (conversível), tem um motor elétrico instalado entre o compressor e o rotor da turbina que acelera automaticamente o turbo, criando pressão de sobrealimentação.

O recurso do turbo elétrico dispensa a válvula de alívio e permite o uso de apenas uma turbina em vez das duas anteriores, garantindo entrega de potência mais dinâmica. O motor elétrico funciona
também como gerador.

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O sistema inclui um motor síncrono de ímã permanente integrado à nova transmissão PDK, com dupla embreagem e 8 velocidades. Mesmo em marcha lenta, ele apoia o motor a combustão com torque
adicional de até 15,5 kgfm e potência extra de até 40 kW (54,6 cavalos).

Dois motores

A Porsche acopla os dois motores elétricos a uma bateria de alta tensão leve e compacta, com tamanho e peso correspondentes a uma bateria convencional de 12 volts, que armazena até 1,9 kWh de energia e opera com 400 volts.

Já o motor a combustão é um boxer (de cilindros opostos) de 3,6 litros. Em comparação ao antecessor, ganhou 600 cm 3 de cilindrada, por meio da adoção de cilindros com 9,7 centímetros de diâmetro e 8,5 centímetros de curso.

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O motor tem controle de comando de válvulas VarioCam e acionamento de válvulas com balancins. A tecnologia de alta tensão permite que o compressor do ar-condicionado seja acionado eletricamente, eliminando a transmissão por correia, tornando o propulsor mais compacto.

Isso criou espaço acima da unidade de potência para o inversor de pulso e o conversor DC-DC. Mesmo sem assistência elétrica, o boxer entrega 357 kW (485 cavalos) e 58,1 kgfm de torque. No total, a potência do sistema é de 398 kW (541 cavalos) e 62,2 kgfm.

O novo 911 Carrera GTS supera o modelo anterior na aceleração de zero a 100 km/h, agora feita em três segundos, com máxima de 312 km/h.

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A letra “T” no Carrera representa “Touring”, remontando à homologação do 911 T como carro de turismo
em 1968. O 911 Carrera T retornou em 2017, posicionado entre o Carrera e o Carrera S.

É movido pelo motor 3.0 boxer biturbo de seis cilindros, com 290 kW (394 cavalos) e torque de até 45,9 kgfm, acoplado à transmissão manual de 6 marchas e à tração traseira.

Nas reduções de marchas, uma função de aceleração intermediária (“auto- blip”) pode ser selecionada para compensar as diferenças de velocidade entre o motor e a caixa de câmbio, evitando a necessidade de se fazer o “punta-taco” (acelerar e frear ao mesmo tempo, usando apenas o pé direito).

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Com o Pacote Sport Chrono, o Carrera T Coupé acelera de zero a 100 km/h em 4,5 segundos (o conversível, em 4,7 segundos), com velocidade máxima de 295 km/h (293 km/h no Cabriolet).

Já o novo 911 Carrera GT3 é equipado com motor boxer aspirado de 4,0 litros, com 375 kW (510 cavalos) e
45,9 kgfm. A potência foi alcançada por meio de uma série de medidas de otimização.  As cabeças dos cilindros foram revisadas e os eixos de comando, mais afiados (vindos do 911 GT3 RS), proporcionando desempenho aperfeiçoado em faixas superiores de rotação.

Tanto a transmissão de dupla embreagem de 7 marchas (PDK) quanto a manual GT de 6 velocidades têm relação final de transmissão 8% mais curta em comparação com as do modelo anterior.

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O “bólido” acelera até os 100 km/h em 3,4 segundos com a PDK e atinge máxima de 311 km/h (com a manual, é em 3,9 segundos e 313 km/h, respectivamente).

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