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Automotor
Novo 'Porsche Macan', 100% elétrico, vem em quatro versões, três equipadas com dois motores
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Todas os modelos têm garantia de quatro anos para o veículo e de oito anos para a bateria | Divulgação
A Porsche anuncia a chegada ao Brasil da segunda geração do "Macan", com mudanças no visual e quatro versões 100% elétricas, dividindo os espaços nas concessionárias com outras quatro opções a combustão, que continuam sendo comercializadas normalmente no país.
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O "Macan" verde tem um “powertrain” completamente novo, além de vários aprimoramentos internos e externos, segundo a marca alemã.
As quatro novas variantes do "Macan" têm preço de R$ 560 mil na Macan, de R$ 580 mil na "Macan 4", de R$ 630 mil na "Macan 4S" e de R$ 770 mil na "Macan Turbo". Todas têm garantia de quatro anos para o veículo e de oito anos para a bateria.
O novo modelo “de entrada” da linha para o mundo dos SUVs totalmente elétricos da Porsche torna-se também o primeiro "Macan" com tração traseira. O propulsor tem potência de 250 kW (340 cavalos).
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O motor tem um inversor de pulso de 480 amperes com o material semicondutor de alta eficiência carbeto de silício (SiC) utilizado para proporcionar mais eficiência, reduzindo as perdas de comutação no inversor de pulso e permitindo frequências mais altas.
Em combinação com o "Launch Control", o "Macan" inicial produz até 265 kW (360 cavalos) de potência com o “overboost”, com torque de 56,3 kgfm.
Partindo da inércia, atinge 100 km/h em 5,7 segundos, com velocidade máxima de 220 km/h e autonomia de 443 quilômetros.
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O "Macan 4" adiciona um motor dianteiro síncrono, dotando a configuração com tração integral. O inversor de pulso é de 350 amperes.
Dessa maneira, o "Macan" 4 entrega 387 cavalos ou 408 cavalos no modo “overboost”, com controle de largada e 65,4 kgfm de torque.
O modelo atinge 100 km/h em 5,2 segundos, com os mesmos 443 quilômetros de autonomia. Já o "Macan 4S" traz um novo motor no eixo traseiro e um inversor de pulso de 600 amperes.
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Juntamente com o motor da frente, entrega uma potência do sistema de 330 kW (448 cavalos) com um curto “overboost” para chegar a 380 kW (516 cavalos). Com o "Launch Control", o torque é de 82,4 kgfm.
Os números de desempenho do "Macan 4S" são de 4,1 segundos para o zero a 100 km/h, velocidade final de 240 km/h e alcance de 438 quilômetros.
No “topo da montanha” eletrificada do "Macan" está a opção "Turbo". Para ela, a Porsche equipou o carro exclusivamente com a geração mais recente de motores síncronos montados em ambos os eixos e nada menos de 900 amperes.
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Em combinação com o "Launch Control", o "Macan Turbo Electric" tem 470 kW (639 cavalos) e um torque absurdo de 113,5 kgfm, com aceleração até os 100 km/h em 3,3 segundos e final de 260 km/h. No “bólido”, a autonomia fica em 435 quilômetros.
Os motores elétricos no novo "Macan" retiram sua energia de uma bateria de íon de lítio acondicionada sob o assoalho do carro, com capacidade de 100 kWh, dos quais até 95 kWh podem ser usados ativamente.
A bateria de alta voltagem é um componente central da recém-desenvolvida "Premium Platform Electric" (PPE), com arquitetura de 800 volts, usada pela Porsche pela primeira vez no novo "Macan".
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A saída de carregamento "DC" é de até 270 kW. A bateria pode ser carregada de 10% a 80% em 21 minutos em um posto de carregamento rápido adequado.
Em postos de 400 volts, um interruptor de alta voltagem na bateria permite o reabastecimento em série, dividindo a bateria de 800 volts em duas.
Com isso, o carregamento é de até 135 kW, sem um impulsionador de alta voltagem. Com "AC" de até 11 kW é feito nas residências.
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Até 240 kW de energia podem ser recuperados por meio dos motores com o carro rodando. A "Integrated Power Box" também contribui para a eficiência dos novos "Macan", ao mesmo tempo em que economiza peso e espaço.
O SUV com estilo cupê ficou preservado na sua essência nos "Macan" elétricos. A inclinação suave do capô e as asas pronunciadas dão ao utilitário esportivo – com 4,78 metros de comprimento, 1,93 metro de largura e 1,62 metro de altura – uma aparência dinâmica mesmo não estando em movimento.
A distância de entre-eixos é de 2,89 metros, 8,6 centímetros mais longa que a do modelo anterior. O novo "Macan" é equipado com rodas de até 22 polegadas com montagem escalonada de pneus.
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Os faróis são divididos em duas partes: a unidade de luz de cima plana com "DRLs" de quatro pontos está incorporada nos para-lamas. O módulo de farol principal em leds está posicionado um pouco mais abaixo, nas extremidades do elétrico.
A Porsche desenvolveu o "Macan" com foco na dinâmica de condução. Nos "Macan 4", "4S" e "Turbo" com tração integral, os dois motores são controlados quase em tempo real por meio da unidade eletrônica de potência.
O "Porsche Traction Management" (ePTM) opera cerca de cinco vezes mais rápido em comparação a um sistema de tração integral convencional e pode responder ao deslizamento de uma das rodas em dez milissegundos.
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No "Macan Turbo Electric", o "Porsche Torque Vectoring Plus" (PTV Plus), um bloqueio de diferencial controlado eletronicamente no eixo traseiro, ajuda na tração, na estabilidade de condução e na dinâmica de movimento lateral.
Os Macan elétricos têm suspensão a ar com o "Porsche Active Suspension Management", controle eletrônico de amortecimento com tecnologia de duas válvulas, herdado do "Cayenne" e do "Panamera".
Pela primeira vez, o "Macan" tem eixo traseiro direcionável opcional, com um ângulo máximo de esterçamento de cinco graus.
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O novo "Macan" 100% elétrico é equipado com conceito de exibição com três telas, incluindo o painel de instrumentos de design curvo de 12,6 polegadas e a tela da central de multimídia de 10,9 polegadas.
O passageiro da frente também pode acompanhar informações técnicas do carro, ajustar configurações no sistema de entretenimento ou transmitir conteúdo de vídeo enquanto o carro está em movimento em sua própria tela, de 10,9 polegadas, opcional.
O sistema de entretenimento principal do "Macan" ampliou a integração com o Apple CarPlay e o Android Auto.
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