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Proprietários de modelos BYD acusam a marca de propaganda enganosa no site Reclame AQUI | Divulgação
A montadora chinesa BYD, conhecida pelos modelos elétricos e híbridos, se tornou alvo de reclamações na plataforma Reclame Aqui por divergências nos valores cobrados em serviços de manutenção.
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Donos de veículos da marca alegam, inclusive, propaganda enganosa. Proprietários de carros BYD relatam que há diferença entre os valores de manutenção divulgados no site oficial da montadora e aqueles cobrados nas concessionárias.
Em entrevista ao portal Autoesporte, o dono de um modelo Song Plus contou que levou o veículo para a revisão de 12 mil km (ou a de um ano de uso) e que, no site da marca o valor informado era de R$ 865; na concessionária, foi cobrado R$ 1.053.
Ao questionar o valor, o proprietário foi informado de que os preços divulgados no site são apenas sugestões para as concessionárias.
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Ele ainda relatou que consultou outra loja da marca e que o valor cobrado também estava acima do informado no site. Os consumidores afirmam que essa prática se tornou recorrente e, por isso, procuraram a plataforma de reclamação para expor o descontentamento.
Um deles afirmou que os preços praticados pelas concessionárias no momento da manutenção chegam a ser 20% maiores do que os sugeridos pela montadora em seu site.
Outro classificou a situação como propaganda enganosa, alegando que os preços divulgados não correspondem aos praticados pelas concessionárias.
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Também há relatos sobre cobranças indevidas após a revisão gratuita realizada no momento da compra do veículo.
Consultores das concessionárias informaram que os valores são mais altos devido ao custo dos insumos, como o óleo lubrificante.
Segundo eles, os clientes pagam a diferença de valor e levam para casa o restante do produto adquirido para a manutenção.
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Segundo o Procon, quando há a divulgação de uma tabela de preços nos canais oficiais da marca, os valores cobrados devem ser os mesmos informados no site.
O descumprimento do preço divulgado pode configurar propaganda enganosa ou prática abusiva, condutas que ferem o direito do consumidor.
A BYD iniciou oficialmente a operação de sua fábrica em Camaçari, na Bahia, na segunda-feira (9/10), trazendo produção local e novas condições de preço para veículos elétricos e híbridos no Brasil.
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