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Nissan Leaf | /Divulgação
A eletrificação é a mais forte tendência da indústria automotiva global, tanto que os veículos híbridos e elétricos dominaram os principais salões automotivos do mundo nos últimos anos. E o carro 100% elétrico mais vendido do planeta é o Nissan Leaf, lançado em 2010 e com a segunda geração apresentada em 2017 - no total, mais de 400 mil unidades já foram comercializadas. A segunda geração chega agora ao mercado brasileiro, com estreia simultânea na Argentina, no Chile e na Colômbia. Importado da Inglaterra, o novo elétrico desembarca em um lote inicial de 200 unidades e será vendido em uma versão única, com preço de R$ 195 mil. No Brasil, a venda de automóveis elétricos ainda é incipiente. Estão disponíveis os modelos Renault Zoe (R$ 149.990), BMW i3 (R$ 205.950 a R$ 257.950) e Jaguar I-Pace (R$ 437 mil).
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Com seu perfil baixo e elegante, o novo Leaf traz linhas que denotam uma aerodinâmica esmerada. Os faróis em formato de bumerangue com luzes diurnas DLR em led e a grade frontal V-motion, característicos da Nissan, se fazem presentes. Por dentro, o Leaf incorpora tecnologias que buscam aprimorar o conforto, o prazer de dirigir e a segurança, com atributos que serão vistos em futuros lançamentos da marca. O mais marcante é o e-Pedal, que permite ao motorista, ao acionar uma tecla no painel, passar a utilizar somente o pedal do acelerador para acelerar, desacelerar e parar o carro. Para acelerar, basta pisar no pedal do acelerador. Soltando gradualmente o pedal do acelerador, o carro para de forma gradual e suave, sem necessidade de se pressionar o pedal do freio.
Além do e-Pedal, o Leaf vem com um conjunto de tecnologias que forma o Nissan Intelligent Safety Shield - algo como "escudo inteligente de segurança". Integra sistemas avançados de segurança como Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360 Graus com Detector de Movimento, Alerta de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro. O Leaf traz ainda controles de tração e estabilidade, sistema de partida em rampas, controle dinâmico de chassi (que reúne os controles inteligentes de freio e curvas e o estabilizador de carroceria) e seis airbags. No Brasil, o Leaf tem garantia de três anos sem limite de quilometragem, enquanto o conjunto de baterias tem garantia de oito anos ou de 160 mil quilômetros.
Na cabine, destaca-se o painel frontal em forma de "asa planadora" (Gliding Wing). Um tom de azul claro aparece nos pespontos dos bancos, do painel e do volante. A configuração do novo display colorido de 8 polegadas com tela de película fina (TFT) dá destaque às principais funções, como o indicador de energia disponível e informações sobre os sistemas de GPS e áudio. Os mostradores do consumo de energia "induzem" o motorista a dirigir da forma mais econômica e poupar as baterias. A ergonomia é caprichada e os comandos são fáceis e intuitivos.
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A central multimídia inteligente A-IVI tem tela colorida sensível ao toque de 8 polegadas. Permite o uso fácil de aplicativos como Waze, Spotify, Deezer, Google Maps, WhatsApp, Apple CarPlay e Android Auto. Com o aplicativo Door-To-Door instalado em um smartphone, pode-se inserir um destino no GPS antes mesmo de entrar no veículo. Quando o motorista entra no carro, telefone e central sincronizam e traçam automaticamente a rota. Pelo Apple CarPlay ou Android Auto, o motorista conta com a assistência de voz para responder a mensagens de texto ou traçar rotas no GPS.
(Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix)
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